06/08/2015 às 08h53min - Atualizada em 06/08/2015 às 08h53min

Prefeito inaugura Pólo de Saúde em prédio anexo ao hospital no dia 4 de setembro

No local vão funcionar entre outros serviços o Posto do Hemominas, Banco de Leite Humano, Teste da Orelhinha e do Pezinho, além do Programa Cores da Vida.

Luiz Otávio Meneghite
O Pólo de Saúde será inaugurado no dia 4 de setembro, às 10 horas

Desde o início de seu governo, o prefeito José Roberto de Oliveira havia determinado à secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, que planejasse a ocupação do prédio anexo ao hospital da Casa de Caridade Leopoldinense, com serviços e atividades dos quais carecia a população e outros já existentes que estivessem funcionando em instalações alugadas. Quando houve o entendimento entre o Município e a direção da Casa de Caridade Leopoldinense sobre a utilização daquele prédio, as coisas começaram a fluir com mais facilidade. Finalmente, a partir de 15 de janeiro, com a aprovação do Planejamento Anual da Saúde para o exercício de 2015 e o Plano de Ação em Saúde do Trabalhador do Município de Leopoldina o Pólo de Saúde começou a sair do papel e a inauguração já tem data marcada: 04 de setembro, às 10:00 horas da manhã.

O que vai funcionar no local

Segundo ato oficial assinado pelo prefeito José Roberto e pela secretária Lúcia Gama lá funcionarão o Posto de Coleta do Hemominas, Banco de Leite Humano, Teste da Orelhinha/Pezinho, Programa Cores da Vida, Mulher Leopoldinense, Tratamento de Tuberculose/Hanseníase, Hiperdia, Ludoterapia, Audiometria, Odontologia, Fonoaudiologia e Vacinação. Considerando o grande número de atendimentos que será realizado no local e dada a  impossibilidade de realocar servidores do quadro para atender a nova demanda, a Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo processos seletivos simplificados que, com amparo legal, permitem a contratação temporária de servidor público para atender a execução dos programas especiais de trabalho citados.

Os profissionais que vão trabalhar no Pólo de Saúde

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, “Os programas que funcionarão no Pólo de Saúde, começarão com 62 profissionais e poderão sofrer ajustes para mais ou menos com o passar do tempo e de acordo com a sua consolidação. Alguns já são da rede municipal de Saúde e outros estão entrando agora. É uma equipe multidisciplinar que reunirá psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, neurologista, nefrologista, endocrinologista, ginecologista/obstetra, mastologista, enfermeiro, assistente social, dentista, auxiliar de saúde bucal, nutricionista, técnico de enfermagem, técnico de odontologia, auxiliar administrativo, tisiologista, pediatra, biomédica, clínico, auxiliar de serviços e motorista. A nossa expectativa é a de que um total de cerca de 10 mil procedimentos sejam realizados por mês, ou seja, cerca de seis pessoas”, detalha a secretária acrescentando: É importante ressaltar que Leopoldina será a primeira cidade da Zona da Mata a ofertar o teste da orelhinha pelo serviço público, assim como o programa de demências e Alzheimer, bem como o de assistência domiciliar”, finaliza.

Unidade de Coleta de Sangue do Hemominas

A partir do dia 4 de setembro, com a inauguração do Posto de Coleta no Pólo de Saúde de Leopoldina, será facilitado o acesso dos doares de Leopoldina e região. Hoje, a unidade de coleta e transfusão de sangue mais próxima de Leopoldina funciona em Além Paraíba e atende às necessidades de Leopoldina, Cataguases, Recreio e Pirapetinga.  Com a entrada em funcionamento do Posto de Coleta de Leopoldina vai ser possível o aumento no número de doadores voluntários garantindo a segurança transfusional. Até chegar a este ponto, foi desenvolvido um trabalho de persistência do prefeito José Roberto de Oliveira e de sua secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama junto às esferas superiores de Poder, vencendo entraves burocráticos e obtendo apoio político estratégico para alcançar êxito no objetivo. Todos os funcionários que vão trabalhar no Posto de Coleta de Leopoldina receberam treinamento em Juiz de Fora e estão aptos a desenvolverem a missão que lhes foi dada, no atendimento ao candidato voluntário à doação de sangue, fazendo o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea e fornecendo sangue para estabelecimentos de saúde e hospitais conveniados.

Cores da Vida, o que é. 

O Programa Cores da Vida constitui-se como uma nova experiência para o Município de Leopoldina, cujos resultados serão mensurados durante o desenvolvimento de suas ações e terá o formato inicial de um desenho multiprofissional, que poderá ser remodelado após o período de avaliação diante das necessidades do município. O Programa será composto por três frentes de ações: Programa de Apoio aos pacientes com câncer, Programa de Tratamento de Alzheimer e outras demências e Programa de Atendimento Domiciliar, possuindo equipe compartilhada que atuará conjuntamente com as três frentes permitindo reduzir os custos com a contratação de pessoal especializado da mesma qualificação profissional. Em levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenação da Assistência Farmacêutica da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS), observou-se um número significativo de pacientes idosos diagnosticados com demência que eram encaminhados à Gerência Regional para o recebimento de medicamentos considerados de alto custo para a patologia. Ao mesmo tempo foi identificada uma parcela da população considerada restrita ao domicílio decorrente de outras patologias, a qual depende de cuidados realizados por terceiros até mesmo para as atividades básicas diárias, necessitando também de assistência direta intradomiciliar para que se alcance a equidade e a integralidade. O ‘Cores da Vida’ é o reconhecimento da necessidade de adotar medidas no âmbito da saúde que objetivem o apoio e tratamento dos pacientes acometidos por síndromes demenciais, seus familiares e cuidadores, apoio aos pacientes portadores de neoplasias malignas e os seus familiares e por fim, assistência domiciliar integrada aos pacientes considerados restritos ao domicílio.

Fonte de informações: Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Hemominas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »