10/08/2015 às 08h43min - Atualizada em 10/08/2015 às 08h43min

Leopoldina inaugura Unidade de Coleta de Sangue do Hemominas dia 4 de setembro

Até chegar a este ponto, foi desenvolvido um trabalho de persistência vencendo entraves burocráticos com apoio político estratégico para alcançar êxito no objetivo.

Luiz Otávio Meneghite
A Unidade de Coleta de Sangue do Hemominas vai funcionar no prédio anexo à Casa de Caridade Leopoldinense

A partir do dia 4 de setembro, com a inauguração do Posto de Coleta no Pólo de Saúde de Leopoldina, será facilitado o acesso dos doares de Leopoldina e região. Hoje, a unidade de coleta e transfusão de sangue mais próxima de Leopoldina funciona em Além Paraíba e atende às necessidades de Leopoldina, Cataguases, Recreio e Pirapetinga.  Com a entrada em funcionamento da Unidade de Coleta de Sangue de Leopoldina vai ser possível o aumento no número de doadores voluntários garantindo a segurança transfusional.

Até chegar a este ponto, foi desenvolvido um trabalho de persistência do prefeito José Roberto de Oliveira e de sua secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama junto às esferas superiores de Poder, vencendo entraves burocráticos e obtendo apoio político estratégico para alcançar êxito no objetivo como os deputados Marcus Pestana (Federal) e Antonio Jorge Souza Marques (Estadual). Ressalte-se que quando começaram as articulações para a vinda do Hemominas para Leopoldina, Antonio Jorge era o Secretário de Estado da Saúde e deu todo o apoio para vencer as várias etapas do processo.

Lucia Gama, José Roberto, Sebastião Avelar e Antonio Jorge.

Todos os funcionários que vão trabalhar no Posto de Coleta de Leopoldina receberam treinamento em Juiz de Fora e estão aptos a desenvolverem a missão que lhes foi dada, no atendimento ao candidato voluntário à doação de sangue, fazendo o cadastramento de candidatos à doação de medula óssea e fornecendo sangue para estabelecimentos de saúde e hospitais conveniados.

A Unidade de Coleta de Sangue do Hemominas vai funcionar no prédio anexo à Casa de Caridade Leopoldinense e contará com sala de recepção, cadastro, triagem clínica, copa, sala de lanche, triagem hematológica, sala de recuperação, banheiros e sala de coleta.

O prefeito José Roberto de Oliveira não esconde sua alegria com mais esse benefício conquistado para Leopoldina e região: “Conhecemos a situação da saúde, principalmente do interior, então ver uma obra deste porte, que beneficia, não só Leopoldina, mas toda região, é muito gratificante. Hoje estamos trabalhando muito para melhorar a saúde do nosso município. Vivemos hoje um momento histórico com a entrega de mais esse beneficio à população de Leopoldina, que mudará, sem dúvida, a vida de milhares de pessoas que precisam das transfusões de sangue para sobreviver”, disse o prefeito.

O que é a Hemominas

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) é a fundação responsável pela saúde relacionada à hematologia e à hemoterapia em Minas Gerais.

Trata-se de Fundação pública, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, responsável pela execução da Política Nacional do Sangue no Estado de Minas Gerais. Criada em 1985 a partir da constatação da precariedade das políticas públicas relacionadas a hematologia e a hemoterapia, espelha o modelo francês de organização territorial, em rede, e tem, entre outras, as seguintes atribuições: - a doação voluntária de sangue e outros tecidos biológicos; - a normalização e distribuição da utilização do sangue, outros tecidos biológicos e hemoderivados; - a organização e sistematização da rede de instituições responsáveis pelo suprimento e distribuição do sangue, outros tecidos biológicos e hemoderivados, com definições das responsabilidades dos agentes públicos e dos particulares; a promoção da pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico relacionados com o sangue, outros tecidos biológicos e hemoderivados e; - a realização do controle de qualidade dos produtos do sangue e de outros tecidos biológicos e a fiscalização da atividade.

Cobrindo todo o estado de Minas Gerais, a Hemominas está presente, em níveis de complexidade diversos, com unidades em Além Paraíba, Belo Horizonte (3), Betim, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Manhuaçu, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rei, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e agora em Leopoldina.

 

Para refrescar a memória

Hemominas vai ter unidade avançada em Leopoldina, anuncia Zé Roberto.

Dr Fernando, diretor técnico Hemominas e Dra Junia Cioff, Presidente do Hemominas.

O prefeito José Roberto viajou na segunda-feira, 20/05/2014, para Belo Horizonte em busca de benefícios para o município e de lá mesmo anunciou mais uma conquista para a população leopoldinense: uma unidade avançada do HEMOMINAS no município. Esta é uma das reivindicações  dos profissionais de saúde que conhecem bem de perto a necessidade e dificuldade que é deslocar até Além Paraíba ou Juiz de Fora para levar doadores de sangue e, principalmente, buscar a tempo e a hora, bolsas para pessoas que necessitam de transfusão.

Leopoldina, que está centralizada e cortada por três BR's, recebe todas as vítimas de acidentes que nelas ocorrem e com muita frequência necessita de bolsas de sangue, sem falar nos casos clínicos do dia a dia. Segundo informações, o estoque é mínimo ou inexistente na CCL. Imbuído de determinação em resolver mais este problema grave, o prefeito José Roberto já vem há algum tempo alinhavando a vinda de um posto avançado do HEMOMINAS no município, contando com o apoio irrestrito do então Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques.

Sensibilizado com o problema, Antonio Jorge entrou em contato com a Presidência do Hemominas e logo após, o prefeito José Roberto, acompanhado da Assessora do Gabinete da SES/MG, Maria Emília Elias, se reuniu com a Presidente do Hemominas, Drª Júnia Ciof e com o Dr. Fernando, Diretor Técnico do Hemominas com quem trataram do assunto. O prefeito saiu entusiasmado do Gabinete da Presidência com a minuta do convênio na mão. A foto que ilustra esta matéria torna-se histórica pelo que representa para o município.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »