12/08/2015 às 08h25min - Atualizada em 12/08/2015 às 08h25min

Parlamento Jovem inicia as plenárias regionais

De 12 a 27/8, jovens dos oito polos regionais selecionam as propostas que serão votadas na plenária final, em BH.

A plenária final do Parlamento Jovem será realizada em Belo Horizonte entre os dias 21 e 23 de outubro - Arquivo/ALMG - Foto: Willian Dias

A partir do dia 12 de agosto, começam as plenárias regionais da edição 2015 do Parlamento Jovem de Minas, projeto de educação para a cidadania realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais. Nessa fase, participantes de cada um dos oito polos regionais se reunirão para votar as melhores propostas apresentadas durante as etapas municipais sobre o tema Segurança Pública e Direitos Humanos. Após essa seleção, que termina em 27 de agosto, cada polo redigirá um documento que servirá de base para as discussões na plenária final, que será realizada em Belo Horizonte, entre os dias 21 e 23 de outubro.

Neste ano, o projeto foi ampliado para 38 cidades, 12 a mais que em 2014. Cada cidade compõe um dos oito polos regionais: Central, Centro-Oeste, Médio Piracicaba, Norte e Jequitinhonha, Sul de Minas I, Sul de Minas II, Triângulo e Noroeste, Zona da Mata. A etapa regional foi adotada em 2014 com o objetivo de permitir a ampliação do número de participantes – na edição 2015, são 158 escolas, 1.494 estudantes e 169 monitores envolvidos.

Na opinião do estudante do ensino médio Igor Evangelista, de Itabira (Polo Médio Piracicaba), que participa pela segunda vez do projeto, a plenária regional permite que os participantes se organizem e se prepararem para a última etapa. “Na plenária final, o ritmo é pesado, são muitas propostas e pouco tempo de estudo. O encontro regional é uma preparação para o estadual”, afirma o estudante.

Igor ressalta a importância do projeto para seu aprimoramento escolar. “Além de ampliar meu conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo, o Parlamento Jovem me ajudou a melhorar minha redação, especialmente na argumentação. Influenciou também nos meus objetivos de vida. Penso muito em ser vereador”, declara.

Segurança Pública e Direitos Humanos no centro das discussões

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 10 minutos uma pessoa é assassinada no País. Em 2013, foram 43.646 mortes violentas no Brasil, número 1,1% superior ao de 2012, quando foram registradas 53.054. O dado incluí vítimas de homicídio doloso, latrocínio e lesões corporais seguidas de morte.

Para discutir as possíveis mudanças nesse cenário, os estudantes do Parlamento Jovem escolheram o tema Segurança Pública e Direitos Humanos para ser tratado na edição deste ano. Com o intuito de orientar na organização das propostas, o tema foi subdividido em três categorias: prevenção social do crime, novas perspectivas para a atuação policial e proteção a segmentos vulneráveis da sociedade.

Para o monitor Emerson Carvalho, da cidade de Carvalhópolis (polo Sul de Minas I), o assunto é polêmico e promete mais controvérsia do que o tema abordado no ano passado – Envelhecimento e qualidade de vida. “A Segurança Pública tem muitas variáveis e está no centro das discussões, no momento”, comenta.

Sobre o Parlamento Jovem – É um projeto de formação política de jovens do ensino médio e superior dos municípios de Minas. O objetivo é proporcionar aos estudantes mais conhecimentos sobre a política e os instrumentos de participação da sociedade no Poder Legislativo. O programa existe desde 2004 e, a cada ano, se dedica a um tema de relevância social e do interesse dos jovens, por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Ao todo, desde então, já foram encaminhadas 167 proposições para apreciação da ALMG, por meio da Comissão de Participação Popular. "O Parlamento Jovem é uma iniciativa das mais importantes, porque busca consolidar a democracia, criando nos mais novos uma cultura política que todos nós precisamos”, destaca a presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, deputada Marília Campos (PT)

Em 2010, a iniciativa foi estadualizada e ganhou a parceria de outras câmaras municipais. Nessas localidades, as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e fazem parcerias com universidades, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil para a implementação do projeto, formando uma extensa rede de formação política e educação legislativa em todo o Estado.

Até 2013, o projeto tinha duas etapas: municipal, com atividades de formação, debates e proposições apresentadas pelos jovens nos parlamentos municipais; e estadual, na ALMG, com o debate e a votação das propostas aprovadas em cada município por representantes dessas localidades.

Já em 2014, o projeto ganhou, de maneira experimental, a etapa regional, intermediária entre a municipal e a estadual. Na etapa regional, os municípios do polo discutem as propostas da etapa municipal, consolidadas num documento que representa o interesse do polo e não de municípios isolados. Com o novo formato, amplia-se a participação de municípios, escolas e estudantes.

Veja as datas da Plenárias Regionais de cada polo:

Polo

Data

Médio Piracicaba

12 de agosto

Zona da Mata

13 de agosto

Sul de Minas II

19 de agosto

Sul de Minas I

20 de agosto

Triângulo e Noroeste

20 de agosto

Norte e Jequitinhonha

21 de agosto

Centro-Oeste

21 de agosto

Central

27 de agosto


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »