13/08/2015 às 11h45min - Atualizada em 13/08/2015 às 11h45min

Recreio começa a racionar água nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, o município de Recreio, localizado na zona da mata mineira, com 10.651 hab./IBGE, estará racionando o abastecimento de água na cidade. A decisão de adotar a medida foi feita em conjunto pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” e a Prefeitura Municipal de Recreio.
 
A justificativa para o terceiro racionamento no Município desde 2014 é o longo período de poucas chuvas e principalmente o constante desperdício de água por parte da população. A restrição no abastecimento as mais de 3.500 residências na cidade será entre 6h (seis horas da manhã) e 18h (seis horas da noite), durante todos os dias e sem previsão de término.
 
No momento a Estação de Tratamento de Água “ETA” está trabalhando com uma vazão de aproximadamente 14 l/seg., quando o necessário seria 28 l/seg., e a captação está sendo feita por uma bomba auxiliar localizada no Córrego dos Monos, pois o único manancial de Recreio, localizado a 2 km da área urbana está com o seu nível baixo e sem condições de enviar o líquido até a Estação.
 
Desde 2014 o Município vem sofrendo com a crise hídrica e para tentar amenizar este problema a Prefeitura Municipal e o SAAE já realizaram o reflorestamento da margem esquerda do manancial com mudas nativas e frutíferas e estão instalando reservatórios nos bairros mais altos da cidade.
Para comunicar a população sobre o racionamento durante todo o dia um carro de som volante está passando pelas ruas da cidade, chamadas estão sendo inseridas na programação da rádio local e nas redes sociais fotos da situação do manancial estão sendo postadas.
 
Fonte: Leonardo Ribeiro / Comunicação / PMR.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »