19/08/2015 às 08h54min - Atualizada em 19/08/2015 às 08h54min

Prefeitura vai selecionar Agente de Combate a Endemias e Agente Comunitário de Saúde

IBAM realizará processo seletivo para a Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina

Luiz Otávio Meneghite
Agentes de Combate a Endemias em ação junto à população

O prefeito José Roberto de Oliveira autorizou a Secretaria de Administração a contratar, com dispensa de licitação, o IBAM-Instituto Brasileiro de Administração Municipal, instituição especializada, para a realização de processo seletivo público para atender a demanda da Secretaria de Saúde para os cargos de Agente de Combate a Endemias e Agente Comunitário de Saúde. Para realizar o processo seletivo o IBAM vai receber do Município de Leopoldina a importância de R$20 mil. O edital ainda será publicado e amplamente divulgado. A dispensa de licitação foi ratificada em publicação feita na edição desta terça-feira, 18 de agosto, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

O que é o IBAM

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 1º de outubro de 1952, com sede no Rio de Janeiro. Sua fundação recebeu o apoio das associações municipais e dos movimentos relacionados ao municipalismo brasileiro. O IBAM atua tanto no Brasil como no exterior, com forte presença na América Latina e nos países africanos de língua portuguesa, prestando assessoria a instituições públicas, visando ao cumprimento de dispositivo constitucional para o provimento de vagas em seus quadros permanentes. Os trabalhos, executados junto com as comissões dos concursos, compreendem, desde a análise da legislação municipal, definição do conteúdo e programa das provas relativas aos diferentes cargos, até a emissão de relatórios de notas e classificação, verificação e consolidação dos resultados.

O que faz o Agente de Combate a Endemias

O profissional atua nas ruas de uma comunidade prevenindo e ajudando a combater doenças que podem causar epidemia. O agente de combate a endemias realiza um trabalho em equipe dentro de determinadas comunidades, em visitas em casas de moradores que podem ser acometidas por alguma endemia.Os agentes visitam casas para informar a população de um determinado lugar como prevenir e controlar doenças e tem papel fundamental no conhecimento do processo saúde e doença. O profissional precisa estar preparado para falar sobre o assunto e alertar a população.Antes das visitas é feita uma análise da região para saber como será feita a abordagem. Cada cidade ou bairro têm uma forma de trabalhar, mas na maioria das vezes as visitas são feitas em grupo.

O que faz o Agente Comunitário de Saúde

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde.
Um Agente Comunitário de Saúde participa, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde.Está sob as responsabilidades de um Agente Comunitário de Saúde atuar na perspectiva de promoção, prevenção e proteção da saúde, orientando e acompanhando famílias e grupos em seus domicílios e os encaminhando aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidando e analisando as informações obtidas, fazer programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, participar e mobilizar a população para as reuniões do conselho de saúde, identificando indivíduos ou grupos que demandam cuidados especiais, sensibilizando a comunidade para a convivência. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Agente Comunitário de Saúde é essencial que saiba trabalhar em equipe e ter espírito de liderança para assim promover a integração entre população atendida e os serviços de atenção básica à saúde.

Fontes: Diário Oficial dos Municípios Mineiros, Ministério da Saúde e IBAM


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »