20/08/2015 às 09h05min - Atualizada em 20/08/2015 às 09h05min

Prefeitura vai contratar empresa especializada para consertar calçamento de ruas

Enquete quer saber: qual a pavimentação ideal para as vias públicas de Leopoldina? Opinião do leitor votando na enquete é muito importante.Participe!

Luiz Otávio Meneghite
Em algumas ruas pavimentadas com paralelepípedos buracos foram tampados com asfalto.

O prefeito José Roberto de Oliveira deu ordens expressas para que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos contrate uma empresa especializada em reparos de pavimentação em paralelepípedos e C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para fazer a manutenção de diversas ruas de Leopoldina.

O C.B.U.Q. é  um tipo de massa asfáltica a quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamentos asfálticos ou novas capas asfálticas. Sua utilização é imediata não aceitando estocagem da massa. É aconselhado para pavimento em rodovias ou ruas de tráfego mais intenso, graças ao seu alto desempenho em resistir esforços.

A Pregoeira Oficial, Jane Adriana Bonin Montan Neto, vai realizar Pregão Presencial no dia 2 de setembro, às 08h30min. A publicação do edital  foi feita na edição desta quinta-feira, 20 de agosto, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros

O Edital encontra-se disponível no site www.leopoldina.mg.gov.br,  link Licitação/Pregão, ou na sala do Pregão, na Praça Professor Botelho Reis, 28, 2º andar. Centro – Leopoldina – MG

Enquete quer saber: qual a pavimentação ideal para as vias públicas de Leopoldina? Opinião do leitor votando na enquete é muito importante.Participe!

Luiz Otávio Meneghite

Nas ruas de Leopoldina não existe um padrão estético de pavimentação. Existem ruas calçadas com paralelepípedos, outras com bloquetes de cimento intertravados, algumas asfaltadas e muitas com os dois tipos de pavimentação formando uma verdadeira colcha de retalhos. Infelizmente, ainda existem ruas sem qualquer tipo de pavimentação.

Antigamente, as nossas ruas eram pavimentadas exclusivamente com pedras lascadas conhecidas como ‘pés de moleque’ ou com a utilização de paralelepípedos assentados por mãos habilidosas de calceteiros liderados por empreiteiros como Antonio Custódio, Geraldo Malaquias e mais recentemente, Antonio Mateus. Infelizmente, isso já faz parte do passado, embora algumas ruas calçadas com paralelepípedos ainda exibam traços como se fossem assinaturas de seus autores. Quem passar pela confluência das ruas Barão de Cotegipe e Travessa Dom Pedro II e se dispuser a olhar atentamente como foram assentados os paralelepípedos naquele trecho ficará admirado com o desenho, uma verdadeira obra de arte!

Por outro lado, com as dificuldades impostas pela legislação ambiental para a extração de paralelepípedos, estes vêm sendo substituídos pelos bloquetes intertravados. Todavia, devido à carência de bons calceteiros no mercado de trabalho, talvez devido ao baixo salário oferecido a este tipo de profissional, muito serviços dessa natureza em Leopoldina foram feitos a toque de caixa e o resultado não é nada admirável. Basta dar uma olhada na avenida Acácio Serpa, nas imediações de um posto de gasolina ali existente e constatar o serviço mal feito por uma empreiteira contratada pela Prefeitura.

Recentemente, a Prefeitura montou uma usina de asfalto o que veio agilizar as operações tapa buracos e o asfaltamento de novas ruas, algumas delas abandonadas há muitos anos pelo Poder Público.

Mas, parece que o asfalto passou a ser utilizado de qualquer forma proporcionando imagens de mau gosto em várias vias públicas de Leopoldina. Esse tipo de ação provocou críticas enviadas à Redação do Jornal Leopoldinense que culminaram com uma matéria escrita por Luciano Baia Meneghite, intitulada: Improviso na pavimentação das ruas de Leopoldina

Diz o texto de Luciano: “Qualquer pessoa que ande pelas ruas de Leopoldina percebe a má qualidade do calçamento de paralelepípedos que é feito, seja em novas pavimentações ou em pequenos reparos. Com algumas exceções, o que se vê são pedras que não se encaixam perfeitamente. A folga entre elas, preenchida com areia, na primeira chuva causa novo deslocamento dos paralelos. Alguns pontos, principalmente em declive, são refeitos mais de uma vez ao ano trazendo transtorno e prejuízos ao município.  Na falta da boa técnica de antigos calceteiros, tem-se optado por cobrir defeitos no calçamento com massa asfáltica. Uma idéia que além de não resolver o problema enfeia a cidade. Curiosamente, o asfalto que é gasto nessas operações “tapa buracos” falta em algumas faixas de pedestres que estão se desfazendo antes de receberem pintura”.

Com a grande repercussão do texto acima, ilustrado por fotos de vários pontos da cidade, optamos por colocar à disposição dos nossos leitores  durante esta semana, uma enquete intitulada: Qual a pavimentação ideal para as vias públicas de Leopoldina?

CLIQUE AQUI PARA VOTAR


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »