23/08/2015 às 12h46min - Atualizada em 23/08/2015 às 12h46min

Pólo de Saúde terá nome de Agostinho Pestana

Ato do prefeito homenageia pai do deputado federal Marcus Pestana, que na condição de Secretário de Saúde liberou recursos para construção do prédio.

Luiz Otávio Meneghite
O Pólo de Saúde será inaugurado no dia 4 de setembro, às 10 horas

O prefeito José Roberto de Oliveira assinou decreto declarando como ‘Polo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto’ o espaço físico que abrigará as políticas públicas de saúde de Leopoldina concentrando num mesmo prédio o PACE-Hemominas e os programas denominados: Cores da Vida, Gota de Leite, Mulher Leopoldinense, Ludoterapia, Hiperdia, Audiometria, Combate a Tuberculose e Hanseníase, Fonoaudiologia, Otoemissões Acústicas e Imunização. Com a denominação dada ao prédio, o prefeito homenageia o pai do deputado federal Marcus Pestana, como uma forma de reconhecimento ao trabalho dele, que era Secretário de Estado da Saúde quando foram liberados os recursos financeiros para a construção do prédio em frente à Casa de Caridade Leopoldinense.

Quem foi Agostinho Pestana

  Quando Agostinho Pestana morreu em 3 de maio de 2008, aos 79 anos,  o ex-presidente da República, Itamar Franco amigo de Pestana desde a época da juventude, quando estudaram juntos na Faculdade de Engenharia, e aliado político, foi ao cemitério levar conforto à família e declarou na oportunidade:  “Ele deixou um legado de caráter, decência, de um excelente trabalho realizado na Prefeitura, quando pôde dar continuidade as nossas obras. Sobretudo, foi um homem de ética como pouco se vê na política nos dias de hoje.”

Na ocasião, muito emocionado, Marcus Pestana, um dos três filhos do ex-prefeito, definiu o pai como um homem vitorioso tanto no setor empresarial, quanto na vida pública. “Ele era uma pessoa de bem, muito simples, que teve uma infância e juventude muito difíceis. Foi um batalhador que fez do trabalho o centro de sua vida. Foi vitorioso como engenheiro, empresário e prefeito, deixando marcas importantes na história da cidade. Ele era uma pessoa muito querida.”

Como Secretário de Saúde, Pestana liberou recursos para construção do prédio.

Naquele dia, os ex-prefeitos, Tarcísio Delgado (PMDB) e Melo Reis, também prestaram homenagem ao político. Para Melo Reis, apesar de curta, a gestão de Agostinho Pestana foi fundamental para o progresso da cidade. “Ele tomou atitudes que mudaram a perspectiva de Juiz de Fora como a transferência da Telemusa Telefônica Municipal S.A. para a Telemig, colocando Juiz de Fora no contexto da comunicação nacional. Seu governo foi extremamente realizador."

Também presente ao velório, Tarcísio Delgado fez coro, destacando a importância do trabalho de Pestana para o município. “A gestão dele marcou muito pela fidelidade aos compromissos que tinha assumido enquanto candidato de Itamar. Um sinal marcante de sua personalidade era ser uma pessoa sempre pronta a reconciliar em qualquer desavença, que guardava amor no coração.”

Entre os fatos que marcaram sua passagem pela PJF estão a desapropriação do terreno onde se instalaria a Siderúrgica Mendes Júnior, a abertura do tráfego na Garganta do Dilermando e a implantação de canteiros centrais que dividiram a Avenida Rio Branco em duas pistas, para disciplinar o trânsito. Como engenheiro, foi responsável pela construção de várias galerias, entre elas a Belfort Arantes. Sua atitude mais marcante à frente da prefeitura foi a venda da Telemusa Telefônica Municipal S.A. para a Telemig. Na época, na cidade, levava-se até 24 horas para conseguir uma ligação interurbana. A Telemig melhorou rapidamente o serviço telefônico.

O Polo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto

Pronto há alguns anos, o prédio nunca foi ocupado. Desde o início de seu atual mandato, o prefeito José Roberto de Oliveira havia determinado à secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, que planejasse a ocupação daquele prédio, com serviços e atividades dos quais carecia a população e outros já existentes que estivessem funcionando em instalações alugadas. Quando houve o entendimento entre o Município e a direção da Casa de Caridade Leopoldinense sobre a utilização daquele prédio, as coisas começaram a fluir com mais facilidade. Finalmente, a partir de 15 de janeiro, com a aprovação do Planejamento Anual da Saúde para o exercício de 2015 e o Plano de Ação em Saúde do Trabalhador do Município de Leopoldina o Pólo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto começou a sair do papel e a inauguração já tem data marcada: 04 de setembro, às 10:00 horas da manhã.

O que vai funcionar no local

Segundo ato oficial assinado pelo prefeito José Roberto e pela secretária Lúcia Gama lá funcionarão o Posto de Coleta do Hemominas, Banco de Leite Humano, Teste da Orelhinha/Pezinho, Programa Cores da Vida, Mulher Leopoldinense, Tratamento de Tuberculose/Hanseníase, Hiperdia, Ludoterapia, Audiometria, Odontologia, Fonoaudiologia e Vacinação. Considerando o grande número de atendimentos que será realizado no local e dada a  impossibilidade de realocar servidores do quadro para atender a nova demanda, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu processos seletivos simplificados que, com amparo legal, permitiram a contratação temporária de servidor público para atender a execução dos programas especiais de trabalho citados.

Os profissionais que vão trabalhar no Pólo de Saúde

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, “Os programas que funcionarão no Pólo de Saúdeb Agostinho Pestana da Silva Netto, começarão com 62 profissionais e poderão sofrer ajustes para mais ou menos com o passar do tempo e de acordo com a sua consolidação. Alguns já são da rede municipal de Saúde e outros estão entrando agora. É uma equipe multidisciplinar que reunirá psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, neurologista, nefrologista, endocrinologista, ginecologista/obstetra, mastologista, enfermeiro, assistente social, dentista, auxiliar de saúde bucal, nutricionista, técnico de enfermagem, técnico de odontologia, auxiliar administrativo, tisiologista, pediatra, biomédica, clínico, auxiliar de serviços e motorista. A nossa expectativa é a de que um total de cerca de 10 mil procedimentos sejam realizados por mês, ou seja, cerca de seis pessoas”, detalha a secretária acrescentando: É importante ressaltar que Leopoldina será a primeira cidade da Zona da Mata a ofertar o teste da orelhinha pelo serviço público, assim como o programa de demências e Alzheimer, bem como o de assistência domiciliar”, finalizou.

Fontes de informações: Secretaria Municipal de Saúde e Diário Oficial dos Municípios Mineiros


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »