26/08/2015 às 19h48min - Atualizada em 26/08/2015 às 19h48min

Dr. Bira será homenageado no Pólo de Saúde Municipal

O conjunto de serviços terá o nome do conceituado médico Dr. Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho, Dr. Bira

Dr. Bira, recebendo a medalha HONRA À ÉTICA da Associação Médica de Leopoldina em 21 de agosto de 2008. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

O Projeto de Lei que homenageou o médico Dr. Francisco Ubirajara de Moraes Coutinho (In memoriam), mais conhecido como "Dr. Bira", denominando o conjunto de serviços que engloba os programas Cores da Vida, Gota de Leite, Mulher Leopoldinense, Ludoterapia, Hiperdia, Audiometria, Combate a Tuberculose e Hanseníase, Fonaudiologia, Otoemissões Acústicas e Imunização, é de autoria dos vereadores Diego Sávio, PSL, e Hélio Braga, PSC. O Projeto recebeu Emenda Modificativa de autoria dos vereadores Carlos Paturi, PT, e Rodrigo Pimentel, PP.

Dr. Bira era quase uma unanimidade na área da saúde de Leopoldina. Pais, mães, avós, tios, enfim, todos se referem ao Dr. Bira como uma pessoa da família, um médico carinhoso, simpático, atencioso, além da sua competência.

O juramento de Hipócrates, o mais antigo que tem sido utilizado em vários países na solenidade de recepção aos novos médicos inscritos na respectiva Ordem ou Conselho de Medicina retrata, fielmente, o que foi a vida do Dr. Bira como cirurgião na Casa de Caridade Leopoldinense.

O juramento

“Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão.Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.”

Assim foi a vida do médico Dr. Bira, ele não distinguia as pessoas, atendia à todos com o mesmo carinho, competência, atenção, simpatia, independentemente da classe social, religiosa ou política.

"Que esta pequena homenagem, a este grande médico e homem que foi o Dr. Bira possa servir de inspiração e motivação aos profissionais que prestarão serviço naquele prédio. Que o nome do Dr. Bira transmita a segurança, o carinho, a atenção, a paciência, o amor à profissão a todos os profissionais que ali estarão atendendo à população", disse o vereador Diego Sávio complementando:

“Na reunião do último dia 25 de agosto, o Projeto de Lei 55/2015 foi apreciado e votado em caráter especial, graças à disponibilidade do presidente Ivan Nogueira, PMDB e dos demais vereadores: Paulo Celestino, PT, Jacques, DEM, Oldemar, PT, Alfredo, PSC, Kélvia, PHS, Pastor Darci, PV, Leandro, PP, Otávio, PTN, Edvaldo, PSDC, Paturi, PT, e Rodrigo, PP, que entenderam e atenderam ao meu pedido de urgência ao projeto, pois, o Polo de Saúde (prédio anexo ao Hospital) está programado para ser inaugurado no próximo dia 4”.

O Projeto de Lei aguarda a sanção do prefeito.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Vereador Diego Sávio


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »