29/08/2015 às 10h45min - Atualizada em 29/08/2015 às 10h45min

Sancionada a Lei dando o nome de Murceguynho à UBS do Nova Leopoldina

O ato oficial entrou em vigor na sexta-feira, 28 de agosto, quando foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

Luiz Otávio Meneghite
Murceguynho(d) recebendo reconhecimento do Lions das mãos de Cristiano Fófano.

O prefeito José Roberto de Oliveira sancionou lei de autoria dos vereadores Rodrigo Junqueira Reis Pimentel (PP) e Hélio Batista Braga de Castro (PSC), dando a denominação de Jair Moraes Pires ‘Murceguynho’ à Unidade Básica de Saúde em construção no Bairro Nova Leopoldina. O ato oficial entrou em vigor nesta sexta-feira, 28 de agosto, quando foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

Rodrigo Junqueira Reis Pimentel, um dos autores da homenagem.

 

O vereador progressista Rodrigo Pimentel confessou ao Jornal Leopoldinense que se sentiu muito honrado e feliz com a aprovação e publicação da lei. “O Murceguynho, como era carinhosamente conhecido, foi um trabalhador e que lutava pelos direitos dos mais necessitados, notadamente do Bairro Nova Leopoldina. Daí nada mais justo de que a denominação na UBS construída em seu bairro que tanto amava. Além de um correligionário [Murceguynho era filiado ao PP, tendo sido candidato a vereador pelo partido nas últimas eleições], era um grande amigo e um excelente ser humano.”

O prédio em construção segue os padrões da outra nova UBS do município no Bairro do Rosário, que foi projetada como um equipamento social, que se integre à comunidade e ofereça ações de saúde que vão da prevenção à recuperação.  A Unidade Básica de Saúde terá o padrão tipo 01-A com instalação em módulos pré-fabricados autoportantes, em sistema Light Steel Framing (como na USB do Bairro do Rosário). Segundo a Prefeitura de Leopoldina, ainda não existe uma data para a inauguração da UBS Jair Moraes Pires – Murceguynho.

Quem foi Murceguynho

Jair Moraes Pires, o Murceguynho nasceu em 10 de abril de 1962 e faleceu no dia 22 de março de 2014 poucos dias antes de completar 52 anos de idade. Fez de tudo um pouco na vida: foi garçon, eletricista predial e presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Leopoldina e Adjacências. Liderou movimentos sociais em defesa do meio ambiente e teve seu trabalho reconhecido pela Polícia do Meio Ambiente, pelo Lions Clube e recentemente pela Câmara Municipal de Leopoldina que aprovou o projeto de lei dando o seu nome à Unidade Básica de Saúde em construção no bairro Nova Leopoldina (uma de suas muitas reivindicações), a partir de sugestão postada no Facebook por Cristiano Fófano, que também foi presidente da Associação de Moradores do Nova Leopoldina. Murceguynho, foi filiado ao PP-Partido Progressista, pelo qual se candidatou a vereador nas eleições municipais de 2012.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »