01/09/2015 às 11h02min - Atualizada em 01/09/2015 às 11h02min

Facebook é a rede social preferida dos leitores do Leopoldinense, aponta enquete.

Na sequência aparecem o Wathsapp, o Google+, o Instagran, o YouTube e o Tweeter.

Luiz Otávio Meneghite
O compartilhamento de notícias aumenta o número de leitores

Desde que o Jornal Leopoldinense Online passou a compartilhar suas notícias em redes sociais como no Facebook, Google+, Tweeter e Whatsap, a partir janeiro de 2012, aumentou consideravelmente o número de leitores do noticioso. Para se ter uma idéia do poder das redes sociais na multiplicação de informações, vamos partir dos milhares de  amigos que temos apenas no Facebook.

Todas as matérias jornalísticas publicadas no Leopoldinense Online são imediatamente compartilhadas com todas essas pessoas. É claro que nem todos as lêem, mas recebem uma notificação com o título e uma foto do texto. Se interessarem clicam em cima e a matéria completa se abre. Se acharam interessante eles compartilham com suas redes de amigos e assim sucessivamente. Em alguns casos fazem comentários e está criado o debate público.

Por sugestão do design gráfico Giovani Nogueira Rodrigues, colocamos no ar durante o período de 22 a 30 de agosto, uma enquete com o propósito de saber de nossos leitores quais as redes sociais que eles mais usam. As opções de respostas foram: Tweeter, Instagran, YouTube, Facebook,Google + e Whatsapp. No total, 165 leitores participaram e o resultado obtido foi o que mostra o infográfico abaixo:

Fizemos então uma compilação de informações através do Google+ para que vocês tenham conhecimento resumido do significado de cada uma das redes sociais que constaram da enquete. Acompanhem:

O que é Facebook:

O termo é composto por face (que significa cara em português) e book (que significa livro), o que indica que a tradução literal de facebook pode ser "livro de caras". Inicialmente, a adesão ao facebook era restrita apenas para estudantes da Universidade Harvard, e logo foi a muitas universidades individuais. O Facebook é gratuito para os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners e grupos patrocinados. Os usuários criam perfis que contêm fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados, ou pode ser livre para qualquer um. O Facebook possui várias ferramentas, como o mural, que é um espaço na página de perfil do usuário que permite aos amigos postar mensagens para ele ver. Ele é visível para qualquer pessoa com permissão para ver o perfil completo, e posts diferentes no mural aparecem separados no "Feed de Notícias". O "Face", como é mais conhecido, possui também aplicativos, com os mais diversos assuntos, e eventos, onde a pessoa pode convidar todos seus amigos para um determinado evento. Existem versões diferentes do Facebook para telefones celulares  smartphones que facilitam a visualização e acessibilidade do usuários.

O que é Whatsapp:

Whatsapp é um software para smartphones utilizado para troca de mensagens de texto instantaneamente, além de vídeos, fotos e áudios através de uma conexão a internet. Considerado um aplicativo para celulares multiplataforma, o Whatsapp é atualmente compatível com todas as principais marcas e sistemas operacionais de smartphones do mundo, como o iPhone (iOS), Android, Windows Phone, BlackBerry e Nokia. O grande diferencial do Whatsapp, segundo os seus criadores, foi a inovação do sistema de utilização dos contatos telefônicos no software. Quando um usuário faz o download do aplicativo para seu telefone, não é necessário criar uma conta ou "adicionar amigos" para poder utilizar a plataforma. O Whatsapp "vasculha" os números de celulares salvos no aparelho e automaticamente identifica qual está cadastrado no Whatsapp, adicionando para a lista de contatos do novo utilizador. O Whatsapp é visto como uma substituição ao SMS, por ser mais prático e econômico, pois não há um custo adicional para enviar as mensagens, além do plano de dados utilizado para se conectar à internet, por exemplo.Entre outras funcionalidades do Whatsapp está a criação de grupos de contatos, envio de fotos, vídeos, mensagens de voz, emoticons e alterar as mensagens de status, assim como era possível MSN Messenger.

O que é Google:

Google é uma empresa multinacional americana de serviços online e software. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet.O Google surgiu no ano de 1998, como uma empresa privada, e com a missão de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.  O Google é executado através de mais de um milhão de servidores em data centers ao redor do mundo e processa mais de um bilhão solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias. Atualmente, o Google também lidera o desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, usado em celulares. O Alexa classifica o Google como o website mais visitado do mundo, além de ter sido classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ. O Google também é bastante irreverente pelos seus escritórios e ambientes de trabalho em geral, onde é possível que os funcionário joguem, façam exercícios, brinquem, levem seus cachorros, tudo isso durante o expediente.

Instagram

Instagram é uma redesocial online de compartilhamento de foto e vídeo que permite aos seus usuários tirar fotos e vídeos, aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais. Os usuários também são capazes de gravar e compartilhar vídeos curtos com duração de até 15 segundos.

O que é Youtube:

YouTube é um site de compartilhamento de vídeos enviados pelos usuários através da internet. O termo vem do Inglês “you” que significa “você” e “tube” que significa “tubo” ou “canal”, mas é usado na gíria para designar “televisão”. Portanto, o significado do termo “youtube” poderia ser “você transmite” ou “canal feito por você”. A ideia é idêntica à da televisão, em que existem vários canais disponíveis. A diferença é que os canais são criados pelos próprios usuários, onde podem compartilhar vídeos sobre os mais variados temas. No YouTube, os vídeos estão disponíveis para qualquer pessoa que queira assistir. Também é possível adicionar comentários sobre o vídeo. O YouTube hospeda uma imensa quantidade de filmes, documentários, videoclipes musicais e vídeos caseiros, além de transmissões ao vivo de eventos. A popularidade conseguida por alguns vídeos caseiros levam pessoas desconhecidas a se tornarem famosas, sendo consideradas “celebridades instantâneas”.

O que é Twitter:

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres. Os textos são conhecidos como tweets, e podem ser enviados por meio do website do serviço, por SMS, por celulares e etc. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que estejam seguindo a pessoa de seu interesse para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica. O twitter possui várias ferramentas, como o retweet, que consiste em replicar uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando crédito a seu autor original, trending topics ou TTs, que são uma lista em tempo real das palavras mais postadas no Twitter pelo mundo todo, e podem ser divididos por países.

Leopoldinense lança novo sistema de comentários

O sistema de comentários do jornal Leopoldinense agora está mais prático, simples e com vários recursos. Isso porque estamos utilizando o DISQUS, considerado um dos melhores sistemas de comentários existentes.

Agora o leitor do jornal poderá utilizar diversas contas de redes sociais para comentar em uma notícia, como por exemplo, o Facebook, Twiter ou Google+. Se você é avesso a redes sociais, outra opção é fazer um cadastro a parte para postar o seu comentário.

A interatividade do leitor é um ponto forte do novo sistema que permite que o próprio comentarista insira fotos ou vídeos para agregar valor em sua argumentação.

Para àqueles que apenas gostam de espiar, a opção de curtir um comentário é outro recurso disponível. Há aqueles que não concordam com uma opinião e por isso também existe a opção votar negativo em determinado comentário.

Gostou do comentário? Além de curti-lo, você pode compartilhá-lo em sua rede social.

Gostou do comentarista? Existe a opção é ‘segui-lo’ e acompanhar todos os seus comentários postados.

Outra novidade é que o leitor pode ser notificado toda a vez que um comentário é postado numa matéria, bastando clicar em um botão. Isso permite que você acompanhe o desdobramento daquele determinado debate, sendo um fórum de discussão muito interativo com os leitores.

Comece agora a utilizar este Fórum de Debates com temas relacionados à Leopoldina.

É simples, rápido e prático.

Se ainda tem dúvidas em como utilizar, veja o vídeo abaixo.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »