06/09/2015 às 00h08min - Atualizada em 06/09/2015 às 00h08min

Pólo de Saúde Agostinho Pestana é inaugurado e já entra em funcionamento

Prefeito homenageou pai do deputado federal Marcus Pestana, que na condição de Secretário de Saúde liberou recursos para construção do prédio.

Jornal Leopoldinense - com fotos de João Gabriel B. Meneghite
Descerramento da placa inaugural do Polo de Saúde

O prefeito José Roberto de Oliveira entregou na sexta-feira, 4 de setembro, às 10:00 horas, à população de Leopoldina, o  ‘Polo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto’. Trata-se de um espaço físico que abriga as políticas públicas de saúde de Leopoldina concentrando num mesmo prédio o Posto Avançado de Coleta do Hemominas e os programas denominados: Cores da Vida, Gota de Leite, Mulher Leopoldinense, Ludoterapia, Hiperdia, Audiometria, Combate a Tuberculose e Hanseníase, Fonoaudiologia, Otoemissões Acústicas e Imunização. Com a denominação dada ao prédio, o prefeito homenageia o pai do deputado federal Marcus Pestana, como uma forma de reconhecimento ao trabalho dele, que era Secretário de Estado da Saúde quando foram liberados os recursos financeiros para a construção do prédio em frente à Casa de Caridade Leopoldinense.

O Polo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto

Marcio Pestana, um dos filhos de Agostinho Pestana junto ao marco.

Pronto há alguns anos, o prédio nunca foi ocupado. Desde o início de seu atual mandato, o prefeito José Roberto de Oliveira havia determinado à secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, que planejasse a ocupação daquele prédio, com serviços e atividades dos quais carecia a população e outros já existentes que estivessem funcionando em instalações alugadas. Quando houve o entendimento entre o Município e a direção da Casa de Caridade Leopoldinense sobre a utilização daquele prédio, as coisas começaram a fluir com mais facilidade. Finalmente, a partir de 15 de janeiro, com a aprovação do Planejamento Anual da Saúde para o exercício de 2015 e o Plano de Ação em Saúde do Trabalhador do Município de Leopoldina, o Pólo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto começou a sair do papel e a inauguração aconteceu na manhã de sexta-feira 04 de setembro, com as presenças de autoridades locais, regionais, estaduais e federais.

Estiveram presentes, o prefeito José Roberto de Oliveira, sua esposa e primeira-dama, Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira e uma convidada muito especial, a mãe do prefeito, D. Ermelina Alvarez de Oliveira. Também presentes, a secretária de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Martins Nogueira, o diretor-regional de Saúde, Pedro César Martins, representando o secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos e o governador Fernando Pimentel, a provedora da Casa de Caridade Leopoldinense, Vera Maria do Vale Pires, o coordenador do hemocentro de Juiz de Fora Sebastião Avelar, o vice-presidente do Hemominas Geraldo Guedes, o presidente da ACIL, Luiz Claudio de Bastos Moura, o vereador Hélio Batista Braga de Castro, o maior defensor da instalação do Hemominas em Leopoldina, e todo o secretariado do prefeito José Roberto. Os destaques foram o deputado estadual Antonio Jorge Marques e o deputado federal Marcus Pestana, ambos, ex-secretários de Estado da Saúde e que foram os principais responsáveis pela grande obra inaugurada. Márcio Augusto Pestana, irmão do deputado Marcus Pestana, representou a família do homenageado.

Os profissionais que vão trabalhar no Pólo de Saúde

Considerando o grande número de atendimentos que será realizado no local e dada a  impossibilidade de realocar servidores do quadro para atender a nova demanda, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu processos seletivos simplificados que, com amparo legal, permitiram a contratação temporária de servidor público para atender a execução dos programas especiais de trabalho citados.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes Gama, “Os programas que funcionarão no Pólo de Saúde Agostinho Pestana da Silva Netto, começarão com 62 profissionais e poderão sofrer ajustes para mais ou menos com o passar do tempo e de acordo com a sua consolidação. Alguns já são da rede municipal de Saúde e outros estão entrando agora. É uma equipe multidisciplinar que reunirá psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, neurologista, nefrologista, endocrinologista, ginecologista/obstetra, mastologista, enfermeiro, assistente social, dentista, auxiliar de saúde bucal, nutricionista, técnico de enfermagem, técnico de odontologia, auxiliar administrativo, tisiologista, pediatra, biomédica, clínico, auxiliar de serviços e motorista. A nossa expectativa é a de que um total de cerca de 10 mil procedimentos sejam realizados por mês, ou seja, cerca de mil pessoas”, detalha a secretária acrescentando: É importante ressaltar que Leopoldina será a primeira cidade da Zona da Mata a ofertar o teste da orelhinha pelo serviço público, assim como o programa de demências e Alzheimer, bem como o de assistência domiciliar”, finalizou.

O que disseram as autoridades presentes

Pedro César Martins, Gerente Regional de Saúde de Leopoldina.

“A nossa luta é para um sistema de saúde que seja eficiente, resolutivo e que esteja cada vez mais próximo do cidadão. É preciso que a mídia mostre também as coisas boas que vem acontecendo no Brasil e em nossa região, pois há um esforço conjunto com todos os prefeitos da região, com parlamentares e outras forças políticas. Nós somamos em defesa do que é público e da eficiência no sistema de saúde. O nosso SUS é um sistema que cresce, melhora e ganha qualidade dia-dia, embora a televisão não mostre”.  

 

Lucia Helena Fernandes da Gama, Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina

  A secretária lembrou que o prédio ficou desativado durante muitos anos e que se deteriorou. Comentou ainda que desde quando conheceu o então secretário de Estado da Saúde, Antonio Jorge, passou a mudar sua concepção em relação à regionalização da saúde.  Ele nos incentivou a reativar o CISUM-Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata, pois seria uma das formas do gestor de saúde sobreviver em meio a tantas demandas.

Percebemos que após a implantação do Consórcio, muita coisa está sendo realizada em Leopoldina.

Explicou todos os serviços ofertados no Polo de Saúde e que Leopoldina está sendo pioneira na região na implantação dos programas.  Lúcia comentou sobre a gama de especialistas que atuarão no Polo de Saúde e que tem a certeza de que o programa funcionará em sua integralidade, pois conta com um profissional em sua coordenação que considera um ‘guru’ na medicina, que é o Dr. Ronald Alvim Barbosa. "Todas as possibilidades na área de saúde o Dr. José Roberto está sempre correndo atrás. Ele é chato, fica no pé, liga o dia inteiro, mas as coisas funcionam”, comentou a secretária. Lúcia agradeceu a todos os conselheiros municipais de saúde, cumprimentando na ocasião Ana Vargas, presidente do Conselho, que aprovou todos os programas que serão ofertados naquela unidade. Por fim, ela agradeceu a todos os funcionários da prefeitura e voluntários que ajudaram a organizar o centro de saúde.

 

Ivan Martins Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Leopoldina

Não há vereador que não tenha sido interpelado nas ruas, sendo questionado o porquê do prédio estar parado por muito tempo. Agora, vejo esta realização importante para a nossa cidade. Quero ressaltar a importância da Câmara de Vereadores, pois o Poder Legislativo sempre esteve e sempre estará de mãos dadas, caminhando junto para o progresso de Leopoldina”.  

 

Antonio Jorge de Souza Marques, deputado estadual

  É um privilégio para a cidade de Leopoldina ter Lúcia Gama como secretária municipal de Saúde, pois em sua avaliação técnica a secretária é muito competente”. Antonio Jorge deu o seu testemunho sobre o prefeito José Roberto e elogiou a sua dedicação obsessiva com a vida pública. “Quem é parceiro de José Roberto sabe que o telefone toca de manhã, de tarde, de noite. Isso porque ele é obstinado por resultados para a sociedade e assim deve ser o gestor público”.

Quero registrar algumas de nossas parcerias em Leopoldina que estão dando resultados, como a reativação do Consórcio Intermunicipal de Saúde, os recursos para os equipamentos do Consórcio, a visão regional de urgência e emergência que está mudando a realidade da saúde. É preciso destacar a importância de todos os prefeitos da região que aceitaram este desafio de enxergar a saúde como algo regional. “Tenho certeza que o atual Secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos vai dar continuidade à obra do pronto-socorro. Isso tudo acontece porque no cenário político local tem pessoas comprometidas, líder político sério, decente, mãos limpas, que sabe utilizar os recursos em prol da população”.

 

Marcus Pestana, deputado federal

A Lúcia Gama  é uma guerreira que aprendi a admirar. Não tenho nenhum medo de falar que ela é uma das melhores secretárias da Zona da Mata e de Minas Gerais, pois ela tem uma grande lucidez, clareza e capacidade de elaborar, realizar e fazer bem feito”.Tenho uma gratidão pelo povo de Leopoldina pelo carinho que sempre recebi aqui.Estava naquele turbilhão que é Brasília, onde as coisas não estão nada fáceis por lá.  

É uma sensação muito boa estar aqui, pois respiramos esperança, otimismo, trabalho e realização e conquista. Tudo o que o Brasil está precisando. O José Roberto está no seu quarto mandato, é um grande prefeito que marcou na história de Leopoldina em todas as áreas, mas uma prioridade ele tem claro: a saúde, coerente com sua formação, dedicação que ele tem na medicina. E num momento tão difícil para as prefeituras, que não sobra dinheiro para investimentos, o José Roberto está dando um show, pois é a segunda vez que venho aqui este ano para inaugurações, realizações e conquistas. Eu sou fã de carteirinha do Hemominas. O serviço público tem um compromisso com a população de ofertar serviços fundamentais para a qualidade de vida do povo. Historicamente o Hemominas tem um compromisso com a qualidade e a qualidade do sangue é fundamental para o sistema de saúde. Além disso, vários outros serviços vão estar presentes em áreas essenciais como assistência ao hipertenso, ao diabético, ao portador do Mal de Alzheimer, a demência, entre outros serviços que vão dar um salto na área de saúde de Leopoldina. Essa semente foi implantada há seis anos atrás pelo Antônio Jorge, José Roberto, Lúcia e eu. Mas o trabalho às vezes demora, há tropeços, gargalos, crises no hospital, problemas de decisões de administrações passadas... mas o José Roberto retornou, investiu, construiu as parcerias e hoje está aqui de pé.Essa homenagem para mim foi uma surpresa. Meu pai foi eleito prefeito de Juiz de Fora em 1970 foi. Fez uma administração que é muito reconhecida pela população. E foi uma forma indireta que o José Roberto encontrou de homenagear a nossa parceria e nosso trabalho produtivo. Eu estou muito feliz de estar aqui. Tenho uma eterna gratidão ao povo de Leopoldina, pois recebo muito carinho da população. Isso me faz ter compromisso com o povo de Leopoldina para a melhoria de qualidade de vida da população”.

 

José Roberto de Oliveira, Prefeito de Leopoldina

 

“Agradeço a todos os vereadores, mas faço questão de citar um em especial,  o Helinho, que lutou muito por isso, principalmente no auxílio daqueles que queriam doar sangue e tinham que se deslocar até a cidade de Além Paraíba”. José Roberto agradeceu ao secretário de Estado da Saúde Fausto Pereira dos Santos  e ao governador Fernando Pimentel, “que em momento algum deram importância às denúncias e mentiras que objetivavam o não funcionamento deste prédio”.

“A presença do Marcus Pestana no hospital foi muito importante. Lá tem um tomógrafo que foi o Marcus Pestana que deu, lá tem um Arco Cirúrgico que ele deu. Quando meu pai morreu aqui no hospital não tinha CTI. Naquela época juntou um grupo de médicos para a construção do CTI, muitos contribuíram. Mas quem deu toda aparelhagem para que tudo funcionasse foi o Marcus Pestana. Eu tenho um carinho de pai para filho com o Marcus Pestana, pois sou mais velho do que ele. E também do Antônio Jorge. Eu nunca fui a secretaria e que voltasse sem ser atendido pelo Pestana e Antônio Jorge, cada uma na sua época. Eu era chato, ia lá demais e às vezes ficava até com vergonha, mas nunca eles me falaram que não poderiam me atender naquele momento, que estavam em reunião. Eles saíam da sala de reunião, iam para outra sala e me atendiam primeiro do que as outras pessoas. Então eu tenho que ser eternamente grato a esses dois. Este prédio ficou quatro anos sendo degradado e destruído. Nós voltamos com o compromisso e a vontade para recupera-lo para a população. Eu enchi tanto o saco do Antônio Jorge na Secretaria que um dia achei que ele estava insatisfeito comigo, porque estava lá todos os dias, mas era para buscar recursos para Leopoldina. Cito uma das obras mais importantes no hospital que está sendo feita, que é o pronto-socorro.  O nosso CTI novo está sendo construído e assim que o novo estiver pronto, nós vamos reformar com recursos da prefeitura o outro, tendo no total 20 leitos de UTI, coisa que na época do meu pai não tinha nenhum”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »