11/09/2015 às 08h35min - Atualizada em 11/09/2015 às 08h35min

4ª Semana UEMG: um evento para debater a diversidade e afrodescendência

De 11 a 19 de setembro, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) promove a 4ª edição da Semana UEMG, que terá como temática a Diversidade e a Afrodescendência. Serão mais de 600 atividades acadêmicas e culturais, distribuídas nos 17 municípios em que a Universidade está presente.

Estão previstas exposições, palestras, mesas redondas, oficinas, exibição de filmes e intervenções artísticas, entre outras. A programação completa está disponível na página www.uemg.br/semanauemg.

Assim como nas edições anteriores, todas as atividades oferecidas são resultado direto da mobilização da comunidade acadêmica, ou seja, professores e estudantes propõem a interlocução com outras instituições, movimentos sociais, grupos organizados da sociedade civil, professores e estudantes da educação básica em torno das questões decorrentes da temática do evento.

Segundo os professores responsáveis pela Curadoria Temática da Semana, debater a diversidade e afrodescendênciano atual cenário político e social brasileiro é pertinente, entre outros argumentos, porque “a desigualdade gerada pela noção de que a diferença é sinônimo de assimetria fomentou comportamentos excludentes nas sociedades, tais como a intolerância, o preconceito e a discriminação de sujeitos e de grupos. Retomar e ressignificar a diferença como direito torna-se, assim, uma urgência social e política da atualidade”.

Nesse sentido, a programação buscou também compor cenários para debater questões de gênero, sexualidade, juventude e das políticas públicas de inclusão social, amparada nas vivências da própria Universidade, que há dez anos aplica em seus processos seletivos a reserva de vagas (instituída pela Lei Estadual nº 15.259/2004), que criou programas institucionais de extensão em direitos sociais e em relações étnico-raciais e ainda regulamentou a garantia do uso de nome social a estudantes transgêneros, transexuais e travestis.

SERVIÇO

4ª SEMANA UEMG – Diversidade e afrodescendência

De 11 a 19 de setembro

Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas e Ubá.

www.uemg.br/semanauemg

Atividades gratuitas sujeitas à inscrição prévia

CONTATOS

Vânia Aparecida Costa – Pró-reitora de Extensão – (31) 3916-8724 / 9243-0449–[email protected]

Enviado por Marcela Barroso Domingues Klimek-Assessoria de Comunicação da UEMG 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »