11/09/2015 às 09h45min - Atualizada em 11/09/2015 às 09h45min

"Caminhos da Piedade" deve reunir mais de 2 mil participantes, estimam organizadores

Site do Marcelo Lopes
Nesse domingo, 13 de setembro, uma multidão de católicos vai se reunir em Cataguases para percorrer os "Caminhos da Piedade", trajeto de 22 km em contato com a natureza até Piacatuba, onde será realizada uma grande celebração eucarística campal. Essa caminhada, promovida pelo terceiro ano consecutivo, ganha cada vez mais adeptos, que buscam a penitência e o agradecimento a Deus por preces e graças alcançadas em suas vidas.
 
A concentração dos participantes acontecerá em frente à Igreja São José Operário, (próxima ao Clube do Remo) às 4h, quando será iniciada a procissão em direção ao Meca. Lá os fiéis farão exercícios de alongamento e continuarão o cortejo, por estradas de terra, com destino ao referido distrito de Leopoldina e previsão de chegada para até as 10h.
 
Conforme divulgou a organização dos "Caminhos da Piedade", em todo o percurso, haverá pontos de apoio com banheiros e  distribuição de frutas e água. Além disso, o evento também contará com suporte de uma ambulância para atender a eventualidades. Para os jovens Wallas Mota e Anderson Prado, "Caminhos da Piedade" é uma caminhada penitencial na qual, de certa forma, o cristão coloca sua fé a prova.
 
"Falar que é católico é muito fácil, diferente de aceitar o desafio de uma longa caminhada que te propõe penitência, oração e reflexão. Então, a proposta dessa caminhada religiosa, que é em si uma cerimônia, será por a fé do cristão à prova, não no sentido de provar se ele tem fé, mas sim na intenção de que ele reconheça suas limitações e acredite que pode chegar ao objetivo impulsionado por sua própria fé", destacaram Anderson e Wallas, que fazem parte do grupo organizador do evento.
 
Sobre a ideia de se realizar a caminhada, os jovens ressaltaram que tudo começou com um grupo de católicos de Cataguases que desejava percorrer o Caminho de Santiago, o qual leva até a catedral de Santiago de Compostela, na Espanha. Tal intenção atraiu o interesse de muitos outros fiéis da cidade e região, mas se tornou inviável, por enquanto, devido à logística e à infraestrutura que exige. 
 
"Então resolvemos criar nosso próprio caminho, e a ideia foi lançada a todas as paróquias do Município, sendo recebida com ótima aceitação", acrescentaram os integrantes da organização, lembrando que, neste ano, são esperadas mais de dois mil participantes para o cortejo. De acordo com Anderson e Wallas, qualquer pessoa pode percorrer os "Caminhos da Piedade" e, sobre o percurso, eles acreditam que o valor da penitência está no propósito que o fiel planeja.
 
"Nas outras edições, alguns participantes trilharam todo o percurso, outros caminharam um pouco menos e teve aqueles que, por limitações físicas, foram diretamente para a celebração em Piacatuba. Enfim, o importante é participar e, independente de qualquer coisa, tenho a certeza de que os "Caminhos da Piedade" será uma vitória muito grande para todos", frisou Anderson que, assim como Wallas, já confirmou presença no evento, lembrando apenas que a caminhada só não acontecerá se estiver chovendo na hora de seu início. Nesse caso, ela será transferida para o dia 20 de setembro.
 

Autor: Paulo Victor Rocha


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »