11/09/2015 às 18h17min - Atualizada em 11/09/2015 às 18h17min

13º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba apresenta o Forró de Viola de Miltinho Edilberto

O artista é um dos precursores do forró universitário e com o projeto Forró do Mundo já se apresentou em vários países da Europa.

Fernanda Espíndola - Assessoria de Imprensa do Festival
Miltinho toca viola de 10 cordas e mistura forró com uma entonação caipira autoral como ninguém

Para os admiradores da viola caipira, a boa pedida é visitar a acolhedora Piacatuba, distrito de Leopoldina a 322 km de Belo Horizonte, e que todos os anos recebe milhares de turistas para o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba. Este ano, a 13ª edição acontecerá entre os dias 8 e 12 de outubro e a programação de shows reunirá alguns dos maiores violeiros do país, entre eles, Miltinho Edilberto e Jaime Alem. Considerado um dos mais destacados eventos do calendário cultural de Minas Gerais, o Festival é produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Energisa, com apoio da Fundação Ormeo Botelho, Câmara e Prefeitura Municipal de Leopoldina.

Sempre priorizando a tradicional viola caipira, Piacatuba ganhou fama ao atrair violeiros de vários Estados e abrir espaço para a descoberta de novos talentos através do Festival de Viola, que este ano distribuirá R$ 23 mil em premiações. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de setembro.

E para apresentar o melhor da moda de viola, a 13ª edição do Festival presenteará o público com nada menos que o Forró de Viola de Miltinho Edilberto, considerado pela crítica como um dos violeiros mais completos do Brasil. Músico, produtor, compositor premiado em vários Festivais, Miltinho é cultuado no meio artístico e respeitado por medalhões da música regional como Xangai, Elomar e Renato Teixeira, de quem é afilhado musical e parceiro.

O artista é um dos precursores do forró universitário e com o projeto Forró do Mundo já se apresentou em vários países da Europa (Alemanha, França, Holanda, Inglaterra, Portugal e Suíça) levando o autêntico forró pé-de-serra em grandes Festivais e Casas de Espetáculos.  Miltinho já teve composições gravadas por muita gente boa por aí. Falamansa, Trio Virgulino, Maria Bethania e Maria Gadú são alguns desses nomes que deram voz à obra do músico. Como compositor, conquistou com maestria a admiração da crítica especializada ao ganhar o Prêmio Sharp de Música em 1998, na Categoria Revelação Regional.

Miltinho toca viola de 10 cordas e mistura forró com uma entonação caipira autoral como ninguém.  Além de músico, ele é instrumentista e desenvolve um trabalho interessante de pesquisa do folclore brasileiro. No palco, mostra uma mistura de xaxado, baião e embolada, acrescida de uma dose de picardia, que poderá ser vista dia 11 de outubro, a partir das 23h, em Piacatuba.

Veja a Programação Completa

Dia 8 de outubro- quinta-feira

Abertura- 20h -Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes da Etapa Regional 

21h-  Festival de Viola Etapa Regional 

22h30- Ricardo Vignini

 Dia 9 de outubro- sexta-feira

20h- Cortejo Chiquinho e Ramon Rozado com os violeiros concorrentes Etapa Nacional

21h- Festival de Viola Etapa Nacional   

21h30- Cordas Cariocas

23h- Renato Caetano  

Dia 10 de outubro- sábado

21h – Arnaldo Freitas

22h- Jaime Alem 

23h- Viola de Nois

 Dia  11 de outubro- domingo

20h- Orquestra de Violeiros  Terra da Uva                  

21h30- Tavinho Limma  

23h30 – Miltinho Edilberto 

Dia 12 de outubro- Segunda-feira

9h- Missa  Matriz N.S. da Piedade

14h- Teatro Infantil   Grupo Pera

15h30 – Apresentação da Oficina de Percussão  Feliz quem Toca

Fernanda Espíndola- Assessoria de Imprensa do Festival


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »