15/09/2015 às 13h11min - Atualizada em 15/09/2015 às 13h11min

Casamento comunitário acontece pela segunda vez em Leopoldina

Legalização da união civil ajuda famílias em vários aspectos

João Gabriel B. Meneghite
O evento teve um público estimado de três mil pessoas. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

A Igreja Metodista Bom Pastor, entidade cristã social, em parceria com a vereadora Kélvia Raquel, promoveu o segundo casamento comunitário de Leopoldina. O evento oficializado pelo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Leopoldina, ocorreu no dia 12 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire (Poliesportivo do Bela Vista).

 

Esta é a segunda vez que os organizadores promovem este tipo de evento, que reuniu vinte e três casais em 2014 e vinte e cinco neste ano. O evento teve um público estimado de três mil pessoas, além da participação de pastores e lideranças da cidade.

► O pastor Venildo dos Santos, da Igreja Metodista Bom Pastor, ao lado de sua esposa Kélvia Raquel, vereadora do município de Leopoldina. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

 

A prática em que diversos casais casem ao mesmo tempo tem o objetivo de legalizar a vida civil de diversas famílias, tendo os casais à oportunidade de celebrarem a cerimônia, com a isenção do pagamento de taxas.

 

 

 

Para o pastor Venildo dos Santos, da Igreja Metodista Bom Pastor, há muito tempo o projeto do casamento comunitário já vem sendo pensado com objetivo de contribuir para a resolução de um problema antigo que afeta muitas famílias, que é a legalização da união civil.

A vereadora Kélvia Raquel comentou que esta é uma forma de inclusão social, visto que a legalização da união, através da certidão de casamento, garante agilidade no reconhecimento dos direitos civis do casal.  "O casamento é um sonho na vida de muitas mulheres, e como única mulher na Câmara Municipal, me sinto honrada em poder participar deste momento tão importante na vida delas. Acredito no amor, acredito no casamento e acredito na família", completou a vereadora.

O casamento comunitário é um meio alternativo em que as pessoas encontram a maneira de solucionar a vida civil, quando o indivíduo está solteiro, amasiado, divorciado ou viúvo.

Muitas pessoas tiveram que lidar com a perda do companheiro, e com isso muitos problemas acarretaram atrasos em poder contar com seus direitos como pensão, aposentadoria, etc. A legalização da união civil é a forma em que caracteriza o envolvimento de fato entre duas pessoas e que, também atesta a formação de uma família onde todos passam a ter direitos pelo que será construído de forma comum entre si.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »