15/09/2015 às 14h51min - Atualizada em 15/09/2015 às 14h51min

Recém-nascidos de Leopoldina já fazem o exame da orelhinha no Polo de Saúde

O teste é indolor e realizado de forma gratuita a partir do primeiro dia de vida até os três meses.

Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina
O exame é realizado e analisado pela Drª Cassiana Nunes, fonoaudióloga do Polo de Saúde

Considerado um marco histórico para os técnicos em saúde, o Polo de Saúde Agostinho Pestana oferece vários serviços de saúde, alguns deles, pioneiros no serviço público.

A saúde auditiva foi uma das preocupações da Secretaria de Saúde. Por isso, não só a audiometria, mas também, o teste da orelhinha, que não é ofertado em outros municípios pelo serviço público, já está à disposição no Polo de Saúde. O teste é indolor. É realizado a partir do primeiro dia de vida até os três meses.

Só para se ter uma noção da importância deste exame, basta uma comparação: o teste do pezinho detecta uma criança com problema em cada 10.000, o da orelhinha é de uma a três crianças para cada 1.000 examinadas.

“A criança com alguma alteração já tem seu fluxo de tratamento traçado por nós”, informa Mariana Meneghite, integrante da equipe de saúde auditiva na retaguarda do serviço na Secretaria de Saúde.

O exame é realizado e analisado pela Drª Cassiana Nunes, fonoaudióloga do Polo de Saúde. “A audição é fundamental para a aquisição da linguagem oral, permitindo um adequado desenvolvimento social, psíquico e educacional da criança. O quanto antes a alteração auditiva for detectada, mais precocemente poderá haver intervenção médica e fonoaudiológica. E mesmo sendo uma perda leve, se não detectada precocemente, pode causar distúrbios na fala, por que a gravidade está relacionada ao tempo que a perda permanece sem diagnóstico”, informa a fonoaudióloga.

“A prefeitura investiu em saúde. Estamos buscando e proporcionando qualidade de vida. O exame poderá ser agendado no Polo de Saúde de 2ª a 6ª feira, na parte da manhã”, arremata Simonia Diana, chefe das unidades básicas de saúde.

Fonte e foto: Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »