18/09/2015 às 16h12min - Atualizada em 18/09/2015 às 16h12min

Conservatório Estadual de Música Lia Salgado participa da Virada Educação

Os 12 conservatórios do Estado promovem oficinas, desfiles e apresentações musicais, além de outras expressões artísticas

O Conservatório Lia Salgado coabita este prédio com o 'Ginásio'

Os conservatórios estaduais de música também integram a programação da Virada Educação Minas Gerais, que acontece neste sábado (19/09) em todo o Estado. Neste dia, várias escolas estaduais abrem as suas portas para a comunidade e ocupam outros espaços para apresentar atividades artísticas, culturais e projetos pedagógicos desenvolvidos pelos estudantes e educadores. Os 12 conservatórios do Estado se mobilizaram para realizarem atividades musicais com os estudantes das escolas estaduais da região. Serão oficinas, apresentações de música e dança, rodas de conversa, teatro, desfiles, dentre outras atividades culturais.

O CEM Lia Salgado vai realizar um desfile nas ruas da cidade de Leopoldina com apresentações musicais, com alas sobre a Virada Educação, Paulo Freire, história do município e sobre os costumes e tradições da região. O desfile termina na praça central da cidade, onde estará acontecendo o Fest CEM, que contará com espetáculos de teatro e dançam, exposições sobre a cultura popular e apresentações musicais para a juventude.

O Conservatório Estadual de Música (CEM) Raul Belém, do município de Araguari, vai realizar uma extensa programação no próprio espaço, com palestras e oficinas de canto, coral, musicalização e artes visuais, além de rodas de conversa sobre a Virada Educação. No CEM Lobo de Mesquita, de Diamantina, professores e alunos do conservatório vão reproduzir nas escolas estaduais do município atividades desenvolvidas da Semana do Folclore, como apresentações de danças folclóricas e vivência com manifestações e fatos históricos.

Em Ituiutaba, o CEM Dr. José Zóccolli de Andrade promove diversas atividades no conservatório e em oito espaços culturais públicos da cidade. No conservatório, serão oferecidas oficinas de violão e rodas de conversa, enquanto nos espaços culturais acontecem as apresentações de duos, trios e bandas de rock e MPB. O CEM Haydée França Americano, de Juiz de Fora, vai promover apresentações de solos, duos, bandas e orquestra no Instituto de Educação, explorando os ritmos da música jovem e incentivando os estudantes a conhecerem e aprenderem a tocar os instrumentos musicais.  

Já o CEM Lorenzo Fernandez vai realizar atividades em Montes Claros e Bocaíúva. Em Montes Claros, acontece um desfile pelas ruas da cidade, saindo do conservatório, com apresentações musicais, corais, trio elétrico, abre-alas em homenagem a Paulo Freire, alas com os temas história do conservatório e da cidade, além de alas com a temática da Educação, como a história da Superintendência Regional de Ensino, da educação do campo, quilombola, indígena e educação inclusiva. Vão participar professores e alunos do conservatório e de 10 escolas estaduais, dentre outros jovens envolvidos na iniciativa. Em Bocaiúva, o CEM promove apresentações musicais e exposição de fotografias sobre a cultura regional, na praça central da cidade.

A praça central de Pouso Alegre sediará várias apresentações musicais realizadas pelos alunos e professores do CEM Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em São João Del Rei e Uberaba, os conservatórios promovem as apresentações musicais para os jovens nas escolas estaduais da cidade. Em Uberlândia, os alunos e professores do  CEM Cora Pavan Caparelli vão até as escolas estaduais do município e ao Teatro Bueno Brandão com uma programação que inclui oficinas de percepção musical e canto coral para jovens, apresentação do grupo coral jovem do CEM e do espetáculo Um cantinho, um violão. O CEM Maestro Marciliano Braga, de Varginha, vai realizar apresentações musicais para os jovens nas escolas estaduais e também no evento Varginha Acessível. Em Visconde do Rio Branco, apresentações musicais na praça central da cidade compõem a programação do CEM Professor Theolindo José Soares.   

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »