26/09/2015 às 20h55min - Atualizada em 26/09/2015 às 20h55min

A Praça do Urubu

Luciano Baía Meneghite
Arquivo - Jornal Leopoldinense

A Praça do Urubu, surgiu como praça Melo Viana em 1941, após a demolição do casarão de Antônio Sabino, Coletor Federal. Segundo Mário de Freitas em seu livro "Leopoldina do Meu Tempo", no antigo sobrado realizaram-se festas que varavam noites ao som de piano ou mesmo de orquestra.

Desde 1961, chama-se oficialmente Gama Cerqueira, em homenagem ao primeiro juiz de direito da comarca de Leopoldina, Dr Caetano Augusto Gama Cerqueira.

Popularmente sempre foi conhecida como Praça do Urubu. Há duas versões para o apelido.

Em fins do século XIX, início do século XX, existiu nas proximidades um matadouro e açougue que jogava as carcaças dos animais abatidos no córrego hoje canalizado, formado pelas águas da Mina da Taboquinha, o que provocava o ajuntamento de muitas dessas aves no local.

A outra versão, preconceituosa, popularizou-se principalmente após a fundação em 1925 do Clube dos Cutubas, que inclusive teve como uma de suas sedes um outro antigo sobrado existente na praça em que funcionou o Grupo Escolar Ribeiro Junqueira. Notadamente mais freqüentado por negros que na época não eram bem quistos no Clube Leopoldina. O Cutubas, com seus bailes, serestas e movimentos carnavalescos, ajudou a criar o clima boêmio na praça.

O apelido, além de tentar ofender a raça negra que tanto contribuiu para nossa história, tentava apresentar um animal útil como o Urubu como um ser desprezível .Com o tempo, tanto uma como a outra versão perderam o sentido . O apelido permaneceu, mas sem o peso negativo de outras épocas, ao ponto do urubu virar símbolo carnavalesco da praça, até com esculturas carnavalescas feitas por mim, Luciano.

Outros fatores contribuíram para que a Praça do Urubu se transformasse no centro do carnaval leopoldinense. A proximidade com a Taboquinha e o Alto dos Pirineus, lugares habitados predominantemente por negros humildes. Além de ter se transformado em local de concentração de praticamente todas as agremiações antes dos desfiles pela Cotegipe.

( Trecho de texto publicado em Fevereiro de 2012 /Arquivo- Jornal Leopoldinense )


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »