27/09/2015 às 14h40min - Atualizada em 27/09/2015 às 14h40min

Educador Físico divulga projetos em benefício da população leopoldinense

Ele participou do 2° Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciência do Esporte, Educação Física e Dança.

Dimas Diego quer abrir parceria com a Rede Agita Mundo, do Prof. Victor Matsudo.

O professor de educação física, Dimas Diego Domiciano de Souza, esteve na cidade de Juiz de Fora nos dias 16 a 18 de setembro participando do 2° Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciência do Esporte, Educação Física e Dança.

Durante o evento  aconteceram palestras, mesas redondas, apresentações de artigo e projeto com professores de todas as partes do Brasil e do mundo e workshops com temas voltados para saúde como obesidade, câncer de mama, sedentarismo; políticas de inclusão escolar com jogos adaptativos e recreativos, acessibilidade educacional e perspectivas de inclusão a todos pessoas com deficiências.

O jovem professor leopoldinense, Dimas Diego, disse ao jornal Leopoldinense:  “tive muitos contatos e convites para trazer para o município de Leopoldina vários projetos  não só da pratica da atividade física como obrigação, mas uma prática de bem estar que ensina a importância e o prazer da sua realização no nosso cotidiano a qualquer momento e aonde estivermos, exemplo:  como descer caminhando para trabalho, atividades domesticas e jardinagem, evitar elevadores, escadas rolantes,  passear com seu cachorrinho, educação postural na frente do computador, veículos etc.
Dois projetos bem encaminhado, primeiro vai ser através do meu trabalho de conclusão de curso da minha pós graduação em:  Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com Deficiência, da Universidade Federal de Juiz de Fora que tem o tema  ‘
Como está a acessibilidade e a inclusão nas aulas de educação física dos deficientes nas escolas municipais de Leopoldina-MG’.
Desta forma faremos um levantamento se nossas escolas estão preparadas e se tem acesso a este publico”, explica o professor Dimas Diego.

Segundo Dimas Diego, outro projeto é abrir parceria com a Rede Agita Mundo, do Prof. Victor Matsudo, que  estimula a pesquisa e incentiva a disseminação da informação sobre os benefícios da atividade física e a realização de estratégias efetivas para aumentar o nível de atividade física da população. A Rede também apóia o desenvolvimento de programas e redes de atividades físicas locais e em todo o mundo, exemplo agita dog.

O professor Dimas Diego cita outro projeto, o ATIVA-RETRO: que nada mais é um convite as famílias leopoldinense para conhecer o espaço do horto florestal aonde levarão teus filhos a vivência suas brincadeiras da geração passada como piques; dentre eles pique-esconde, salva, pique-pega e outros, jogos de rua como bandeirinha, pique-lata, pau-na-bete, além de bolinha de gude, pipa e os desportos adaptados como fazíamos nos campinhos de terra em nossa cidade.

O professor menciona mais um projeto, o  PERSONALIZE SUA CADEIRA: na qual vamos dar uma Cara a uma cadeira de rodas de acordo ao estilo e gosto para que nosso deficiente possa ter sua autoestima aumentada e mostrar a nossa cidade satisfação de ter este instrumento do seu jeito.

Mas a lista de projetos de Dimas Diego ainda relaciona outro denominado  CARINHO QUE SE MISTURA: com a obrigatoriedade da inclusão dos deficientes na escola regular de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência LBI segundo a qual todas as escolas terão de receber de portas abertas estes alunos. “Com isso veio a ideia de preparar os alunos que estão já inseridos neste âmbito escolar através de palestras didáticas  nas turmas de 1º ao 5º ano do fundamental, com apresentação de slides sobre cada  especialidade da deficiência que são físicas, auditivas, visuais e intelectuais; mostrando sua realidade, suas dificuldades para as criança.  Com o objetivo  de quebra de paradigmas como preconceitos, bullying e que a deficiência não é doença e tornar a escola inclusiva num ambiente de ação interpessoal positivo a todos que esteja envolvido pela acessibilidade social e atitudinal da forma do respeito e da igualdade”, detalhe o professor.


.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »