27/09/2015 às 15h10min - Atualizada em 27/09/2015 às 15h10min

CEFET-MG abre inscrição para cursos técnicos integrados e noturnos

Há vagas para quem cursa o ensino médio em outra instituição e para quem já se formou

Em todo o estado são 1092 vagas em cursos noturnos nas modalidades concomitância externa.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) está com inscrições abertas, até o dia 14 de outubro, para o processo seletivo do Ensino Técnico para o ano de 2016. Além de candidatos que desejam cursar o ensino médio integral no CEFET-MG, há vagas noturnas para quem cursa o ensino médio em outra instituição, ou para quem já se formou.

Em todo o estado são 1092 vagas em cursos noturnos nas modalidades concomitância externa, para quem deseja cursar somente o ensino técnico no CEFET-MG; subsequente, para quem já concluiu o ensino médio; e Educação de Jovens e Adultos (EJA), para maiores de 18 anos. Para a concomitância externa e subsequente, a duração é de 2 anos, e 4 anos para a EJA.

Para a professora Maria Luisa Perdigão, do curso de Eletrotécnica, na Unidade Belo Horizonte, essas modalidades privilegiam alunos que não tiveram a oportunidade do curso integrado. “Os cursos no CEFET-MG são ricos em conteúdo e o mercado de trabalho vê o nosso técnico como alguém preparado para a profissão”. Ela destaca que muitos alunos seguem para cursos superiores, já possuindo uma forte base de conhecimento.

O processo seletivo inclui reserva de vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Permanência

Para ajudar os alunos a continuarem na Instituição, o CEFET-MG conta com diversos programas sociais. Alguns necessitam de inscrição prévia e têm uma seleção socioeconômica, como o programa Bolsa Permanência, que oferece um auxílio financeiro mensal, e o programa de Complementação Educacional, que prevê um apoio financeiro continuado e complementação de aprendizagem com o cumprimento de atividades e projetos correlatos ao curso do estudante.

O CEFET-MG oferece também acompanhamento psicossocial, atendimento odontológico e auxílio na alimentação, com fornecimento de almoço e jantar a preços subsidiados, e bolsas nas Unidades em que não há restaurante próprio.

Serviço

O quê: Inscrição para o processo seletivo dos cursos técnicos – vagas para cursos integrados e noturnos
Quando: 14 de setembro a 14 de outubro
Onde?  www.copeve.cefetmg.br
Informações: [email protected] ou (31) 3319-7170

Fonte: Comunicação CEFET-MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »