28/09/2015 às 08h54min - Atualizada em 28/09/2015 às 08h54min

Atraso na poda de árvores começa a prejudicar a reprodução dos pássaros

Revoltada, a população reclama da falta de planejamento dos setores competentes.

Luiz Otávio Meneghite
As rolinhas são muito comuns em nossas ávores urbanas.

A poda dos oitizeiros e demais árvores urbanas de Leopoldina é feita por uma empresa terceirizada pela Prefeitura, que parece não conhecer muito do assunto, pois além da poda radical que está fazendo, mutilando um dos mais belos cartões postais da cidade, ela começou o serviço com atraso e já ultrapassou o período recomendável para a poda, que vai de maio a agosto, época de dormência das árvores, e avança pelo mês de setembro bem atrasada, invadindo a primavera e prejudicando a reprodução dos pássaros.

Como já registrou Luciano Baia Meneghite, em artigo publicado no ano passado no Jornal Leopoldinense Online, com o surgimento de novos bairros, conseqüentemente aumentou o número de árvores. Muitas críticas surgiram pela forma como a poda passou a ser feita, ora muito radical, ora na época de choca dos muitos pássaros urbanos que se aninham nessas árvores. Tal atitude, segundo escreveu, cria um problema ambiental bem maior do que pode se supor, pois os pássaros atingidos pela poda fazem o controle do número de insetos.   

Inúmeras vezes o jornal LEOPOLDINENSE registrou o problema e no ano passado houve certo esforço em se podar dentro do período adequado (de maio a agosto) o maior número possível de árvores. Este ano, já estamos no final de setembro, e a poda que mais uma vez foi  iniciada com atraso, já invade a primavera, período não recomendável por biólogos, pois já acabou  o período de dormência das árvores e é época de floração e da reprodução dos pássaros.

As árvores urbanas de Leopoldina formam um belo cartão postal da cidade

Uma senhora, que vamos identificar apenas pelas iniciais M.E.L.S., disse que quase chorou ao encontrar um filhote de sabiá caído sobre o passeio da rua Tiradentes, um dia após a poda. Segundo ela, o ninho ficou desprotegido e o sol quente tratou de matar o filhote.

Da rua Presidente Carlos Luz chega um telefonema de um senhor identificado pelas iniciais D.O.U., dando conta de estão visíveis dezenas de ninhos que ficaram expostos após a poda feita há poucos dias naquela região. É uma covardia, reclama.

A leitora identificada pelas iniciais M.G.P.S. envia e-mail à redação para lembrar que já passou da época apropriada para a poda dos oitizeiros que enfeitam as ruas de Leopoldina. Diz ela em sua mensagem: “Todo ano é a mesma correria, a prefeitura começa a podar as árvores com atraso e depois ultrapassa o período recomendado para realizar o serviço que é de maio a agosto, quando as árvores estão em estado de dormência. Depois disso vem a primavera, a choca dos pássaros e ai os podadores começam a derrubada dos ninhos com filhotes interrompendo o ciclo da vida. Nunca é demais lembrar que os pássaros se alimentam dos insetos exercendo um controle natural sobre esses bichinhos”, diz com propriedade a leitora.

A população questiona por e-mail’s enviados á redação ou por telefonemas, por que não treinar funcionários da própria prefeitura para poda como era feito no passado. Enquanto não é dada a resposta, alguns moradores por conta própria vêem podando algumas árvores; nem sempre de forma adequada. Na maioria das ruas, no entanto, os oitis crescem desordenadamente se enroscando nos fios de alta tensão, escondendo luminárias e atrapalhando a circulação de ônibus e caminhões.  A quem cabe reclamar?

Nota da Redação: Quando deve começar a poda das árvores urbanas?

A poda deve ser realizada por uma empresa ou pessoa especializada e a melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto.  A poda feita no período chuvoso pode contribuir para que a árvore, com a exposição do corte, possa ser contaminada com fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento. O cupim aproveita os galhos previamente apodrecidos pelos fungos para se alojar nas árvores.

Grande parte dos oitizeiros de Leopoldina já estão apodrecendo em virtude de fungos e bactérias. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

No verão, quando as temperaturas se elevam é que sentimos o valor e a importância de uma árvore, pois as suas sombras amenizam a temperatura. O  oitizeiro,  árvore que predomina na arborização urbana de Leopoldina, é uma espécie fornecedora de ótima sombra, devido a sua copa frondosa, com folhagem compacta que varia do amarelo ao verde intenso, possuindo por isso, elevado valor ornamental. Possui madeira de boa durabilidade, e por isso é perfeita para o plantio em praças avenidas e jardins, além de ser recomendada para reflorestamento misto de áreas degradadas. Existe uma recomendação de não deixar o oitizeiro com copa alta, podando-a com altura de 3 a 3.5 metros de altura. A primeira poda deve ser feita de forma educativa para evitar o seu crescimento desordenado e os possíveis transtornos futuros.

Apesar de suas vantagens, o oitizeiro é uma árvore de muitos galhos, muitas folhas o que proporciona uma cidade que se suja facilmente, o que exige varrição diária e contribui também para o entupimento de galerias de águas pluviais, além do perigo de arrebentamento de cabos e fios elétricos que sua copa oferece.

A enquete desta semana quer saber:

A poda das árvores urbanas deve continuar na época de reprodução dos pássaros? CLIQUE AQUI PARA VOTAR

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »