10/10/2015 às 12h58min - Atualizada em 10/10/2015 às 12h58min

A partir deste domingo, 11 de outubro, celulares de MG terão o 9º dígito

O WhatsApp já faz a atualização automática da numeração. Outros aplicativos, como o Viber, precisam de adaptação nos locais onde há mudança de número.

Todos os celulares terão que adotar o dígito nove antes da numeração atual em Minas

A partir deste domingo, 11 de outubro, quem for ligar para celulares de Minas Gerais deverá discar o dígito 9 antes do número do telefone. A medida começa a valer à meia-noite (horário de Brasília) e abrangerá todos os municípios do Estado.

No momento da discagem, o nono dígito deve ser acrescentado por todos os usuários de telefone móvel. Os números atuais, com oito dígitos, continuarão a funcionar por dez dias. Contudo, o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre o novo formato. Após o período de transição, em 21 de outubro, as discagens com oito dígitos não serão mais completadas.

O nono dígito na telefonia móvel será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016 e já funciona nos estados de Alagoas, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Com a medida, a Anatel busca aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

Segundo o cronograma, no dia 11 de outubro deste ano, juntamente com Minas Gerais, os estados de Sergipe e Bahia também adotarão o formato.

Atualização

O cliente é responsável pela atualização dos dados, bem como de sua agenda de contatos. As operadoras prometem disponibilizar aplicativos para fazer a mudança automática nas agendas dos celulares. Também é preciso ficar atento para as atualizações necessárias no caso de aplicativos que usam os números de celulares.O WhatsApp, por exemplo, que permite a troca gratuita de mensagens, já faz a atualização automática da numeração, mas pode haver interrupção no envio de mensagens no período da mudança, necessária para a sincronização das contas. Outros aplicativos, como o Viber, usado para fazer chamadas grátis por meio da internet, precisam de adaptação nos locais onde há mudança de número.

Fonte: Hoje em Dia


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »