12/10/2015 às 13h33min - Atualizada em 12/10/2015 às 13h33min

Moradores no Vale do Sol espalham placas bem humoradas sobre dejeto de cães

Alguns proprietários de cães já carregam consigo pequenas sacolas plásticas com as quais recolhem os dejetos dos animais, mas estes são minoria.

Luiz Otávio Meneghite

Incomodados com a grande quantidade de dejetos de cachorros encontrados nas ruas e passeios do bairro, moradores do Vale do Sol começaram a espalhar placas bem humoradas com o objetivo de sensibilizar os donos dos animais a recolherem as fezes durante os seus passeios diários.

Um morador que preferiu não se identificar para não entrar em litígio com vizinhos disse ao jornal Leopoldinense que alguns proprietários de cães já carregam consigo pequenas sacolas plásticas com as quais recolhem os dejetos dos animais. Mas, diz ele, “infelizmente é uma minoria bem educada que assim procede e um grande número de pessoas não está nem ai com a sujeira feita pelos seus cachorros e emporcalham nossos passeios. O jeito foi apelar para as placas para ver se eles se envergonham, mas não tem jeito. Acredito que a solução seria fazer uma lei que multe os porcalhões porque se mexer no bolso ele podem tomar mais cuidado”, diz o morador.

Uma moradora faz coro com o vizinho incomodado e diz acreditar que já exista alguma lei que responsabilize proprietários e acompanhantes de animais pela limpeza e remoção imediata dos dejetos eliminados em espaços públicos com a aplicação de multa pela desobediência. Para ela, “os proprietários ou acompanhantes de animais devem portar meios para proceder a limpeza e remoção imediata dos dejetos produzidos por esses animais, nos logradouros e outros espaços públicos, deixando-os devidamente acondicionados, de forma hermética, para evitar qualquer insalubridade”. Afinal, diz ela, “é preferível prevenir porque o cocô de cachorro pode transmitir doenças ao ser humano”.

 

Deixar coco dos cachorros na calçada pode provocar doenças

Muitas pessoas não sabem os perigos escondidos nas praças e ruas da cidade, porque além dos riscos a que são submetidas diariamente com animais errantes e desconhecidos,  ainda existem os riscos proporcionados por alguns donos de cachorros que não se responsabilizam pelas fezes do animal. Além de demonstrar falta de cidadania, não recolher o cocô do cão pode prejudicar a saúde de outros. Bicho geográfico, que causa coceira e lesões, o bicho do pé, e a toxocaríase, um parasita que pode afetar o fígado e se instalar no aparelho digestivo, são algumas das doenças que podem ser causadas por esse problema. O principal alvo acaba sendo as crianças porque sentam no solo e caminham de pés descalços desprotegidos. Então os riscos acontecem quando há essa condição. O toxacara também pode causar ao colocar as mãos e ingerir acidentadamente, especialmente, as crianças que colocam a mão na terra e podem ingerir ovos do parasita.

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »