15/10/2015 às 10h26min - Atualizada em 15/10/2015 às 10h26min

Projeto do deputado Dr. Wilson Batista visa acelerar diagnóstico de câncer

Pacientes com suspeita da doença terão prioridade para realizarem biópsias e exames.

O deputado Doutor Wilson Batista também é médico na Fundação Cristiano Varella.

O Projeto de Lei (PL) 367/15, de autoria do deputado Doutor Wilson Batista, que estabelece o prazo máximo de 30 dias para que pacientes com suspeita de câncer realizem os exames de diagnóstico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no final do mês de setembro.

A proposta quer acelerar a realização dos principais exames e biópsias que identificam o câncer em pacientes com suspeita da doença, como forma antecipar o tratamento e garantir melhores resultados.

Segundo o deputado Doutor Wilson Batista, que também é médico na Fundação Cristiano Varella, o objetivo da proposição é aumentar as chances de cura com o diagnóstico precoce. “A alta mortalidade por câncer no Brasil se dá pelo tempo que o paciente demora para descobrir a doença. A literatura médica mostra que, em grande parte dos casos, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura, e é isso que queremos”, enfatizou do parlamentar.

O projeto agora segue para a Comissão de Saúde da ALMG.

Enviado por Reginaldo Roriz-Assessoria de Imprensa do Deputado Dr. Wilson Batista


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »