15/10/2015 às 17h50min - Atualizada em 15/10/2015 às 17h50min

Construção de creche no Imperador atende a insistentes pedidos do vereador Pastor Darci

Somente ao atual Governo ele apresentou três requerimentos sobre a construção da creche provocando comentário do prefeito em programa de rádio.

O prefeito José Roberto de Oliveira autorizou a empresa Unimota Construtora Ltda-ME, de Muriaé, vencedora da Tomada de Preços realizada no dia 10 de setembro pela Comissão Permanente de Licitação, a iniciar construção de uma creche pré-escolar  na avenida Agnelo Corrêa do Bem, no bairro Imperador. A publicação foi feita na edição de 8 de outubro, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros.

A decisão do prefeito foi muito comemorada pelo vereador Pastor Darci José Portela, pois atende a insistentes requerimentos apresentados por ele na Câmara Municipal de Leopoldina, direcionados ao prefeito José Roberto de Oliveira. O jornal Leopoldinense teve acesso a três desses requerimentos: o de nº 97/2013, aprovado no dia 03/09/2013;  o de nº 15/2014, aprovado em 18/02/2014 e finalmente o de nº 102/2014, aprovado em 13/05/2014. Em todos eles o mesmo conteúdo: pedido de informações sobre o início das obras da creche no bairro Imperador. Segundo o vereador, o próprio prefeito mencionou o fato durante entrevista concedida ao radialista Arnaldo Spindola, no programa Roda Viva, da Rádio Jornal AM de Leopoldina.

A creche seguirá o projeto do modelo 2 convencional do Programa Proinfância e será construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, de acordo com o Termo de Compromisso firmado pelo prefeito José Roberto de Oliveira com o Ministério da Educação/FNDE. O Projeto ProInfância Tipo 2, modelo de projeto padrão de educação infantil, atenderá 94 alunos em turno integral. A escolha da empresa vencedora do certame se deu pelo critério de seleção pelo menor preço global no valor de R$1.178.274,94 e a execução da obra será no regime de empreitada com prazo de execução da obra de oito meses, conforme projetos, planilhas orçamentárias, cronogramas físico – financeiro, memórias de cálculo e memoriais descritivos.

Rejeitada anteriormente, a creche será construída pela atual administração e beneficiará muitas famílias. O prefeito José Roberto de Oliveira comentou que "apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, Leopoldina está conseguindo avançar através de conquistas como esta, de grande utilidade para a população".

O ProInfância

Com o objetivo de garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública, o governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), que tem como uma das ações prestar assistência financeira aos estados e municípios, para construção de creches e escolas de educação infantil, indispensáveis à melhoria da qualidade da educação. O município dá a contrapartida oferecendo o terreno para a construção da creche.

Fontes: Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Ministério da Educação.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »