15/10/2015 às 18h03min - Atualizada em 15/10/2015 às 18h03min

Câmeras irão auxiliar segurança pública em Muriaé a partir do próximo mês

O sistema de videomonitoramento faz parte de um programa do Ministério da Justiça intitulado “Segurança com Cidadania.”

O local onde funciona a central de monitoramento não foi revelado.

Ao todo 34 câmeras de segurança foram instaladas em vários bairros de Muriaé e já estão funcionando em fase de testes. Marcelo dos Santos Machado, coordenador de Tecnologia da Prefeitura de Muriaé, participou do quadro Entrevista do Dia desta quinta-feira (15), na Rádio Muriaé, e explicou detalhes deste programa que começa a funcionar a partir do próximo mês. 

O sistema de videomonitoramento faz parte de um programa do Ministério da Justiça intitulado “Segurança com Cidadania.”

Através de uma central de monitoramento, cuja localização não foi divulgada por questão de segurança, profissionais controlam as câmeras que transmitem imagem em tempo real. Ao flagrarem um crime, por exemplo, a central entra em contato diretamente com os órgãos de segurança pública para que as devidas providências sejam tomadas.

“Linhas específicas foram instaladas na Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Conselho Tutelar para que o contato da central de monitoramento seja direto com esses órgãos,” explica Marcelo Machado.

Inicialmente será contratada uma empresa especializada em segurança, através de licitação, para operar os equipamentos da sala de monitoramento. “A intenção é realizar concurso público para a contratação de profissionais que irão operar os equipamentos. Ao todo, serão 16,” relatou o responsável.

Os pontos onde as câmeras estão instaladas foram escolhidos a partir de um estudo feito Conselho Municipal de Segurança Pública do município, que detectou os locais mais vulneráveis, além das principais vias de saída e entrada da cidade.

“As câmeras são de alta resolução com alcance de 36 vezes de zoom ótico e mais de 100 digital. Isso nos permite identificar a placa de um veículo à noite a 900 metros de distância a noite. Durante o dia esse alcance chega a 1.200 metros,” detalhou Machado.

Ainda segundo o coordenador de Tecnologia foram investidos cerca de R$1,6milhão (um milhão e seiscentos mil reais) e a Prefeitura irá arcar com recursos próprios o custo mensal de manutenção e com a contratação da empresa que será de R$60mil (sessenta mil reais).

Fonte : Rádio Muriaé

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »