20/10/2015 às 14h23min - Atualizada em 20/10/2015 às 14h23min

Prefeitura incentiva atividades realizadas pelos CRAS junto às crianças, adolescentes e idosos

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Leopoldina, através de sua gestora, Maria do Carmo Brandão Vargas Vilas, vem incentivando os serviços e atividades realizados pelos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do município.

Além dos atendimentos diários que oferece no acompanhamento ao PAIF - Programa de Atendimento Integral à Família, com atendimentos individuais, visitas domiciliares, reuniões mensais, encontros de grupos, os CRAS contam ainda com o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que oferece Oficinas semanais para crianças/adolescentes e idosos, através de Facilitadores na área de esporte e lazer, orientação social, yoga e outros.

Dentro do planejamento elaborado para este ano, várias atividades foram realizadas visando fortalecer e ampliar a participação dos usuários nos programas existentes. Nesta programação estão incluídos os trabalhos já iniciados e em desenvolvimento sobre prevenção de drogas com apresentação da cartilha “Drogas – Legal é Prevenir” com distribuição de panfletos, adesivos nas escolas e discussão sobre o assunto através de vídeos, além de realização de blitz nas ruas dos bairros.

No mês de setembro os CRAS intensificaram as atividades oferecidas aos Idosos para comemoração do Dia do Idoso. No mês de outubro, as atividades tiveram o foco voltado para as as crianças, realizando festividades, homenageando-os pelo Dia das Crianças com brindes, pula pula, pipoca, algodão doce, chupe chupe e brincadeiras comandadas pelas Equipes dos CRAS e Facilitadores do SCFV. Estes eventos aconteceram nos dias 14, 15 e 16 de outubro, respectivamente nos CRAS da Quinta Residência, Alto Cemitério e no CRAS Bela Vista, contando com a participação da Coordenadora dos CRAS, Coordenadora do SCFV, Assistentes Sociais, Psicólogas e Pessoal Administrativo dos CRAS.

Ainda neste mês de outubro dedicado às crianças as equipes dos CRAS estão realizando atividades de prevenção e alerta contra a violência doméstica, voltada para atenção na violência que envolve principalmente crianças e adolescentes no seio familiar. Para este projeto foi elaborado um planejamento, constando de visitas às escolas, reuniões com as famílias e discussão do tema nas Oficinas do SCFV.

Com a união de toda a Equipe dos CRAS e do SCFV, apoiada pela Secretária Municipal de Assistência Social e pela Coordenadora da Proteção Básica do município, acredita-se que a condução da política pública de assistência social no município avance para a concretização dos objetivos do SUAS – Sistema Único da Assistência Social, que mais do que superar fome e miséria, possamos atingir um patamar mínimo de dignidade humana.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »