21/10/2015 às 15h09min - Atualizada em 21/10/2015 às 15h09min

Leopoldina participa em BH da Plenária Estadual do Parlamento Jovem

Junto com a comitiva de Leopoldina estão em Belo Horizonte 114 jovens de todos os municípios e regiões integrantes do projeto.

Ivan Nogueira ressaltou que Leopoldina participa pelo 5º ano consecutivo

O presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Martins Nogueira lidera a comitiva de Leopoldina que está em Belo Horizonte acompanhando todas as atividades da Plenária Final do Parlamento Jovem 2015, que vai desta quarta-feira, 21 a sexta-feira, 23 de outubro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Integram a comitiva leopoldinense o Coordenador da Câmara Municipal de Leopoldina, professor Marcelo do Vale Neto, a Coordenadora Local, Celeste Gomes Vieira e os alunos Thales de Carvalho Santos, da E.E. Professor Botelho Reis e Ana Carolina da Silva Medeiros Correia, do Colégio Equipe Leopoldina

Junto com a comitiva de Leopoldina estão em Belo Horizonte 114 jovens de todos os municípios e regiões integrantes do projeto. Os jovens que atuarão na Etapa Estadual foram eleitos, pelos seus pares, para representá-los em todas as atividades previstas, incluindo a escolha do tema da edição 2016.

Na etapa regional na cidade de Juiz de Fora, Ivan Martins Nogueira, presidente da Câmara de Leopoldina, compôs a mesa principal e em seu discurso, informou que o município participa pelo quinto ano consecutivo. O vereador ressaltou a importância do programa que desperta o gosto pela política no jovem.

Parlamento Jovem de Minas 2015 chega à sua etapa final

A 12ª edição do Parlamento Jovem de Minas chega à sua etapa final, composta de três dias de atividades voltadas para os estudantes de 38 municípios que participam do projeto de educação para a cidadania desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

Saiba mais

Consulte a programação completa da etapa estadual do Parlamento Jovem

Durante essa etapa, que começa nesta quarta-feira (21/10/15) e termina na sexta-feira (23), os jovens vão participar de oficinas e atividades de entrosamento, que culminam com a plenária final, na qual serão votadas propostas para subsidiar políticas públicas relacionadas ao tema “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

“A expectativa é sempre de que a edição de um ano seja melhor que a do ano anterior”, comenta a gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz. Com essa filosofia, o projeto tem acrescentado inovações em seu funcionamento, as quais permitem maior participação e mais qualidade nas propostas. Neste ano, por exemplo, o programa de formação on-line, que antes era oferecido a coordenadores e monitores, foi estendido a todos os participantes.

O coordenador do projeto pela PUC Minas, Alexandre Eustáquio Teixeira, lembra que o Parlamento Jovem de Minas promove a formação política dos estudantes com uma metodologia participativa e em redes. "Participativa porque os jovens também são protagonistas do seu processo de formação e aprendem a fazer política por meio de atividades de estudo e debates. Em rede porque há um conjunto de instituições que trabalham em parceria no planejamento, execução, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas", explica.

Regionalização – A regionalização dos trabalhos, testada em 2014, foi estendida a todos os municípios participantes. Agregados em oito polos regionais, participam 12 municípios a mais do que no ano passado. Em 2015, com apoio das câmaras municipais, foram envolvidos no trabalho 158 escolas, 1.494 estudantes e 169 monitores. Para Ruth Schmitz, a presença de mais municípios aumenta a pluralidade das opiniões e enriquece o trabalho de formação política proposta pelo projeto.

Para viabilizar a participação de todos, os trabalhos têm sido divididos em etapas municipais e regionais, de onde saem as propostas de cada polo. Agrupadas em um documento-base, elas serão apreciadas durante a plenária estadual.

O documento contém duas propostas de cada polo para os três subtemas: “Prevenção Social do Crime”, “Novas Perspectivas para a Atuação Policial” e “Proteção a Segmentos Vulneráveis à Violência”.

Durante a plenária estadual, as propostas do documento-base serão votadas por representantes regionais. As vencedoras irão compor um documento que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG, que, por sua vez, dará um encaminhamento a essas sugestões. Assim, essas propostas podem se desdobrar em pedidos de providências a autoridades ou até mesmo em projetos de lei.

Em 2015, a plenária também contará com uma novidade: os representantes regionais poderão votar, durante o evento, em uma das três propostas de temas para o Parlamento Jovem de Minas do ano que vem. Os temas sugeridos são “Mobilidade Urbana”, “Inclusão Social de Pessoas com Deficiência” e “Governança Democrática”, assuntos escolhidos pela Consultoria da ALMG a partir de propostas enviadas anteriormente pelos polos.

 

Parlamentares destacam participação política dos jovens

O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), ressalta a importância do Parlamento Jovem para estimular o pensamento político dos estudantes e, consequentemente, aproximá-los do Poder Legislativo. “Educar nossos jovens para que sejam críticos e capazes de entender o funcionamento das leis e do Estado é o primeiro passo para que sejamos uma democracia plena. A educação é a chave para mudarmos o mundo", destaca o parlamentar.

Para a presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG, deputada Marília Campos (PT), o projeto é uma ferramenta para consolidar a democracia, criando uma cultura política nos mais novos. “Na Comissão de Participação Popular, estamos de portas abertas para ouvir as demandas dos jovens e intervir legislativamente naquilo que for necessário para a construção de uma sociedade mais justa", informa a deputada.

Os vereadores Marcos Martins e Marcela Cristina Lopes da Silva, de Matias Barbosa (Zona da Mata) e Itabira (Região Central do Estado), respectivamente, enfatizam o desenvolvimento dos alunos que participam do Parlamento Jovem. “É nítido que os alunos passam a ter melhorar desempenho escolar”, diz Marcos Martins. “Os estudantes se sentem protagonistas. Percebemos que eles querem interagir mais em iniciativas da cidade, como conferências municipais”, acrescenta Marcela Cristina.

Essa maior integração dos jovens com a política é confirmada pelos próprios estudantes. “A gente aprende a não desistir da política, a fazer a diferença, obedecendo nossos deveres e buscando nossos direitos. Não podemos apenas criticar, é importante apresentar propostas”, define Alana Vitória Marques, de 15 anos, participante de Janaúba (Norte de Minas). “O projeto teve influência na minha vida. Hoje penso muito em ser vereador”, afirma Igor Evangelista, de 17 anos, participante de Itabira.

Fontes: Portal da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais e Assessoria de imprensa  da Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »