27/10/2015 às 08h52min - Atualizada em 27/10/2015 às 08h52min

Festival de Piacatuba, ponto de encontro da moda de viola com a gastronomia

Fernanda Espindola
Maria Lúcia Braga, produtora do Festival, ao lado dos vencedores da Etapa Regional do Festival de Viola. (Crédito: Foto e Cia)

Reconhecida como ponto de encontro para a música e a gastronomia, a pequena e charmosa Piacatuba, distrito de Leopoldina, mais uma vez se rendeu ao doce sabor da viola e da comida mineira e serviu de palco para a 13ª edição do Festival de Viola e Gastronomia, que aconteceu entre os dias 8 e 12 de outubro e distribuiu R$ 23 mil em premiações.  

Famoso por fomentar a música de raiz de qualidade e atrair artistas de todo o país, o Festival de Viola foi disputado em duas etapas- regional e nacional, e o regulamento teve apenas um requisito básico: o candidato deveria apresentar música de raiz ou regional e sem qualquer ajuda de instrumento eletrônico como teclado, sanfona ou bateria.

Nesta edição, a disputa regional rendeu prêmios a dois violeiros de Ubá: Vanderlei Sperandio e Leonardo José Freitas Mantovani ficaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente. O músico e poeta Valber Meireles de Souza, de Itaperuna, ficou na terceira posição com a canção “Introito e cantoria ao som da viola”.  Já o prêmio de Melhor Violeiro foi para Fábio Castro de Carvalho, de Miraí; e de Melhor Intérprete para João Paulo, de Muriaé.

A disputa Nacional deu a primeira colocação ao violeiro mineiro Diorgem Júnior, de Governador Valadares. Cícero Gonçalves, de São Paulo, garantiu a segunda posição; e o capixaba José Roberto de Matos, de Afonso Cláudio, ficou em terceiro. Nesta etapa, o prêmio de Melhor Violeiro foi para João Carlos Correia Santos, do Rio de Janeiro; e o de Melhor Intérprete para o baiano Walter Luiz Araújo, de Vitória da Conquista. 

Para a produtora cultural e coordenadora do Festival, Maria Lúcia Braga, a 13ª edição do Festival de Viola mais uma vez cumpriu seus objetivos: descobrir uma nova geração de violeiros, resgatar a boa música de raiz e apresentar músicos de expressão nacional e internacional, tendo a viola como prioridade instrumental nos shows.

Agradecimento

“Mais uma vez, o Festival de Viola brindou o público com músicos de alto nível musical, de expressão nacional e  internacional, além de uma nova geração de violeiros. Ouvir e ver Jaime Alem, Miltinho Edilberto, que fechou com chave de ouro o festival, enfim todos, aqui na nossa praça, é algo indescritível. Mas quem sabe eles voltam !!!! Gostamos muito dos shows !!! Foi um verdadeiro festival de boa música !!! Muitos foram os elogios aos violeiros, ao som e à iluminação, que foram impecáveis. Valeu como sempre, Fabiano e sua equipe!!!   Tudo Maravilha!!! A 13ª edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia teve a mesma infraestrutura de sempre, os restaurantes e bares estavam lindos e uma comida boa. Tivemos chefs  e cozinheiros de Salvador, Leopoldina, Cataguases e de Piacatuba. Parabéns pelo trabalho de todos e nosso muito obrigada! Obrigada aos artesãos e às diversas oficinas realizadas. Enfim, foi um festival tranquilo, como deveria ser. Agradecemos a Deus por nos proteger neste evento,e a todos que passaram, e em tantos outros  por ai. Obrigada Energisa, Governo Federal, o apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho na pessoa de Mônica Perez Botelho, Prefeitura Municipal de Leopoldina e Câmara Municipal, Secretaria de Cultura, Unimed de Leopoldina, Associação Casa da Lete, Microtec, Arteca, Sol e Neve, Buffet Marília Braga, Água Hélios, Polícia Militar, equipe de produção, a todos que fizeram parte do evento e aos nossos preciosos visitantes, pois é para eles que fazemos a festa, o nosso muito obrigada. Daqui a 9 meses nasce o 14º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba!!! 

Um abraço a todos !!!! Maria Lúcia Braga


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »