28/10/2015 às 21h48min - Atualizada em 28/10/2015 às 21h48min

Emilio Ramos Pinto não será mais fechada e vai coabitar com UEMG

Unidade educacional poderá receber investimentos de até R$600.000,00 para reforma de prédio

Luiz Otávio Meneghite
Secretária de Estado da Educação Macaé Evaristo

A diretora Ana Maria Mamede, comunicou no início da noite desta quarta-feira, 28 de outubro, após reunião com professores, alunos e funcionários, que  a Escola Emilio Ramos Pinto (Anexo) não mais será fechada e vai coabitar as suas instalações com a UEMG de Leopoldina, que hoje funciona junto à Escola Sebastião Silva Coutinho – Polivalente.

Recentemente, o  Diretor Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina Sidilúcio Ribeiro Senra esteve reunido com o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Ivan Martins Nogueira, demais vereadores e professores para discutir sobre a situação. Sidilúcio revelou na ocasião que os professores compreenderam o projeto de expansão da UEMG, mas demonstraram preocupações em relação à situação funcional e da continuidade das atividades da Escola.

Naquela oportunidade, foi apresentada a minuta da ata de uma reunião realizada no dia 08/05/2015 entre SEE/MG - Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O assunto da ata tratava da cessão do prédio da Escola Estadual Emílio Ramos Pinto para a UEMG. Na reunião foi apresentado um parecer da SEE relatando a situação atual da escola como dados relativos à matrícula e número de servidores. Segundo a ata apresentada ficou definido o encerramento das atividades da escola. Na reunião com os vereadores ficou demonstrada a preocupação de um diálogo permanente com a comunidade escolar afetada para que não haja distorções sobre o assunto.

Os vereadores se comprometeram em intermediar uma negociação com Estado para que a decisão fosse revertida e que a Escola de nível médio funcione em regime de coabitação com a Universidade, o que aconteceu na terça-feira, 20 de outubro, em Belo Horizonte. O presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, vereador  Ivan Martins Nogueira, o vereador Paulo Sérgio Celestino de Oliveira e a professora da Escola Estadual Emilio Ramos Pinto, Nilene Guerson de Angelis, foram recebidos em audiência pela Secretária de Estado da Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos, em seu gabinete em Belo Horizonte. Na pauta, a tentativa de reverter o fechamento da E.E. Emílio Ramos Pinto, visto que, existe um repúdio contra isso, por parte da sociedade leopoldinense. Segundo a Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal, os dois representaram todos os demais vereadores na reunião com a Secretária de Estado.

Em contato telefônico com os dois vereadores logo após a reunião em Belo Horizonte, o jornal Leopoldinense apurou que a Secretária Macaé Evaristo foi bastante receptiva ao pleito da Câmara Municipal de Leopoldina e revelou que não tinha conhecimento pleno do assunto até então. Ela recebeu das mãos dos vereadores Ivan Nogueira e Paulo Celestino e Nilene Guerson, um relato completo dos acontecimentos e prometeu avaliar a situação de forma que a sociedade seja a maior beneficiada.

Após receber os vereadores em seu gabinete em Belo Horizonte, a Secretária Macaé Evaristo entrou em contato com o Diretor Educacional Sidilúcio Ribeiro Senra, que responde pela Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina e o informou que a decisão do dia 08 de maio foi revertida, evitando assim o fechamento da Escola Emilio Ramos Pinto e que fosse viabilizada a coabitação com a Universidade do Estado de Minas Gerais.

Será agendada uma reunião para definir alguns critérios da coabitação da UEMG com a Escola Estadual Emílio Ramos Pinto nas próximas semanas. A diretora Ana Maria Mamede revelou que o prédio será reformado a partir do ano que vem. “Há muitos anos estamos lutando para a reforma deste prédio, que tem uma estrutura precária. Estou muito feliz com a notícia dos investimentos que serão realizados, beneficiando toda comunidade escolar”, comemorou a diretora.

Também o vereador Ivan Martins Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, comemorou a decisão da Secretária Macaé Evaristo e demonstrou felicidade com a decisão buscada pelo Poder Legislativo junto às autoridades do Estado e o êxito alcançado em defesa da sociedade leopoldinense: “Estou muito feliz com os resultados até aqui obtidos e as propostas levadas por nós, em nome de todos os vereadores, foram bem aceitas pela Secretária de Estado da Educação. Temos o que comemorar”, disse o presidente da Câmara.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »