09/11/2015 às 08h18min - Atualizada em 09/11/2015 às 08h18min

Por que gibitecas na escola?

Natania Nogueira(*)

No dia 03 de novembro foi inaugurada a Gibiteca do Colégio Imaculada Conceição.  A Gibiteca é um dos muitos projetos que a escola está emplacando neste ano de 2015 e teve uma recepção muito boa, por parte da comunidade escolar. Ela foi idealizada a partir de um trabalho cooperativo que envolveu a participação de alunos, funcionários e professores da escola. Com um acervo inicial de aproximadamente 400 revistas ela oferece aos alunos um amplo espaço de leitura e lazer que possuí um enorme potencial para o ensino.

Com ela, sobe para quatro o número de gibitecas que temos em Leopoldina. A primeira foi a Gibiteca da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, inaugurada em 2007. De lá para cá vem crescendo o interesse entre professores e diretores de escolas em apostas na presença de gibitecas nas escolas como uma forma de incentivar e formar leitores. Mais do que isso, a gibiteca torna-se um referencial para o trabalho com vários conteúdos e incentiva a multidisciplinaridade.

Apesar dos pontos positivos, há educadores e mesmo pais de alunos que questionam a leitura de quadrinhos. O principal argumento é que os quadrinhos vão afastar os jovens dos livros. Mas este argumento não se sustenta. Um leitor formado nunca vai abandonar a leitura, ao contrário, ele vai acrescentar aos gêneros que ele já lê muitos outros. Por outro lado, crianças e jovens que ainda não desenvolveram o gosto pela leitura podem encontrar nos quadrinhos um caminho para isso. Não é totalmente correto, por exemplo, dizer que os quadrinhos são uma ponte para a leitura de livros. Mas eles podem formar novos leitores e estes novos leitores, ávidos por novas experiências, podem ou não acrescentar aos seus hábitos de leitura os livros.

Além disso, a Gibiteca é um espaço lúdico, onde atividades como oficinas, contação de histórias, teatro e tantas outras podem ser desenvolvidas tendo como norte, os quadrinhos. É um espaço de desenvolvimento da criatividade, tanto para alunos quanto para professores. Um espaço onde não há limite de idade: a gibiteca pode agregar tanto atividades para a educação infantil quanto para o Ensino Médio, afinal, quadrinhos são feitos para todas as idades e é um grande erro achar que eles são somente uma leitura infantil.

Assim, ter uma gibiteca na escola poder proporcionar oportunidades para o desenvolvimento das mais diversas atividades, que certamente terão um peso maior ou menor na formação dos estudantes.

Confiram as fotos da Gibiteca do Colégio Imaculada Conceição em Leopoldina

(*)Professora, pesquisadora, escritora e membro da ALLA-Academia Leopoldinense de Letras e Artes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »