09/11/2015 às 13h07min - Atualizada em 09/11/2015 às 13h07min

Abastecimento de água em Leopoldina é tema de reunião entre prefeito e gerente distrital da COPASA

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina
O prefeito José Roberto de Oliveira juntamente com, Narciso Lanini Filho e o Encarregado de Sistema, João Batista Barbosa Mendes.

O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira e seu chefe de gabinete, Luiz Cabral, reuniram-se na manhã de sexta-feira (6) no edifício Athenas, com o Gerente Distrital da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA, Narciso Lanini Filho e o Encarregado de Sistema, João Batista Barbosa Mendes. Na pauta, a situação do abastecimento de água na cidade.

Destacando o crítico momento vivido na região, Narciso esclareceu ao prefeito que a COPASA, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, possui uma estrutura de reservação instalada em Leopoldina que é suficiente para um procedimento normal de abastecimento do dia a dia.

O Gerente Distrital comentou: “Não adianta eu vir aqui criar pânico. Falar, na hora certa, na hora própria, se necessário nós vamos falar”. De acordo com as informações de Narciso, existe dentro da COPASA uma conduta ética em relação a quem está autorizado a falar pela empresa: “Pra se falar alguma coisa você tem que ter conhecimento e domínio da situação”.

O prefeito também ouviu de Lanini que Leopoldina não está fora da zona de risco, porém, a situação do manancial de Leopoldina, que está no limite de sua vazão, está sendo monitorada. "Estamos trabalhando. João Batista, nosso encarregado, está acompanhando pari passu o comportamento do volume de águas no manancial, na nossa elevatória e aqui, dentro de Leopoldina. Temos água no nosso reservatório, mas já chegando no limite da capacidade da produção de água do manancial", informou Narciso, explicando que a vazão do manancial, hoje, ainda está satisfatória para o abastecimento da cidade de Leopoldina. "Se persistir esta estiagem prolongada, ou seja, o clima da forma que está, sem chuva e um calor intenso, com certeza nos próximos dias teremos que começar a adotar medidas de racionamento, de escalonamento, revezamento de abastecimento, mas isso será oportunamente conduzido de forma harmoniosa pela empresa COPASA, com todos os cidadãos de Leopoldina", detalhou Narciso ao chefe do Poder Executivo local.

Atento a todas as ponderações do Gerente Distrital da COPASA, José Roberto considerou a possibilidade de iniciar uma campanha de esclarecimento junto à população de Leopoldina no sentido de que a água seja usada de maneira racional, sem desperdício. Tal sugestão recebeu imediato apoio de Lanini: "Esse é o momento de uma campanha para economizarmos água. Bem usada a água, de forma racional, terá água pra todo mundo. Se cada um de nós economizarmos um litro, dois litros, quantos mil litros serão economizados no contexto de uma cidade como Leopoldina no final do dia? Se pudermos economizar 10 litros, melhor ainda. E todos nós temos um jeitinho de economizar água, seja na hora do banho, na hora de escovar os dentes, de lavar roupa, de não jogar água na calçada, de não desperdiçar, destacou Narciso.

Ao final da reunião, José Roberto agradeceu a Narciso Lanini pelos esclarecimentos e pelo trabalho de toda sua equipe, afirmando que a Prefeitura de Leopoldina conta com a atuação da COPASA e de seus técnicos para enfrentar esta fase que é difícil para toda a região. 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »