10/11/2015 às 09h23min - Atualizada em 10/11/2015 às 09h23min

Cataguases vai sediar reunião regional sobre Trem da Terra

Nesta quarta-feira, reunião vai tratar da implantação do projeto Trem da Terra
Na próxima quarta-feira, 11 de novembro, Cataguases vai sediar uma reunião para instalação do "Grupo de Trabalho - Trem da Terra" com o objetivo de apresentar, discutir e propor ações voltadas para o desenvolvimento e efetivação deste projeto de forte impacto no turismo da região. Ofício neste sentido foi encaminhado por Labenert Mendes Ribeiro, Secretário Executivo do Território Mata aos prefeitos diretamente envolvidos no projeto.
 
O evento é uma iniciativa do Governo de Minas, através dos Fóruns Regionais de Governo, Território Mata, e será realizado no Educandário Dom Silvério, no centro de Cataguases, a partir das 8 horas. Estarão presentes o prefeito de Cataguases, José César Samor e prefeitos e representantes dos municípios que farão parte do projeto, além da presença do Subsecretário da Secretaria de Governo, Fernando Tadeu David, Coordenador Geral dos Fóruns Regionais de Governo do Estado de Minas Gerais.
 
Recentemente tornou-se público o projeto turístico denominado "Trem da Terra" que vai trafegar entre as cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e de Sapucaia e Três Rios, no Rio de Janeiro. De acordo com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, a conquista das locomotivas e dos vagões de passageiros adquiridos pela entidade, é uma vitória da sociedade e do patrimônio público ferroviário. 
 
image

image

Com a operação do trem de passageiros a ferrovia será preservada em seus 180 quilômetros, além de poder ser utilizada diretamente pela população das cidades servidas pelo trem. A estimativa é que o projeto gere cerca de 35 empregos diretos, entre mecânicos, maquinistas, funcionários da via, etc., e mais 465 indiretos, como hoteis, restaurantes, produção artesanal, entre outros.
 
O trecho que será utilizado está sob a concessão da Ferrovia Centro Atlântica - FCA - até 2026, mas desde julho deste ano está inoperante depois do fim do transporte da bauxita que era feito para a Companhia Brasileira de Alumínio - CBA. O Trem da Terra terá a capacidade de transportar 240 passageiros e a estimativa é que o valor da passagem seja entre R$ 40 e R$ 50, com funcionamento aos finais de semana e feriados, prevê Paulo Henrique do Nascimento (foto), da Oscip Amigos do Trem. (Fotos: Oscip Amigos do Trem)
 

 Site do Marcelo Lopes com informações do Site Pólís e Jornal Estado de Minas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »