18/11/2015 às 08h18min - Atualizada em 19/11/2015 às 13h18min

Começou hoje em Leopoldina o Fórum Regional de Educação Ambiental

O evento acontece na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende, que funciona no CAIC Aparecida Berno Naya, no bairro Eldorado.

Luiz Otávio Meneghite
O Fórum foi precedido de uma reunião no dia 23 de julho para sua realização

Organizado pela Prefeitura de Leopoldina, com o apoio da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e o Instituto Estadual de Florestas, será realizado esta semana, nos dias 19 e 20 de novembro, em instalações do CAIC, o XVIII Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA 2015 e Encontro de Gestores, cujo tema central será ‘Interatividade Socioambiental Bacia do Pomba’.

O evento, que  acontece na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende, instalada no CAIC Aparecida Berno Naya, no bairro Eldorado, terá a coordenação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do IF Sudeste Campus Muriaé.

O ForEA tem o apoio de 10 municípios da circunscrição do Pólo da CIEA MG ZM de Leopoldina, do IGAM-Instituto Mineiro de Gestão  das Águas e do Consultório Ambiental e Topografia Raízes e é patrocinado pela Prefeitura de Leopoldina, Caixa Econômica Federal, Sol & Neve, Aurora Textil, Cooperativa LAC e Uniformes Págios.

Confira a programação

A partir das 07h30min será aberto o credenciamento seguido de um café de boas vindas e a solenidade de abertura será  às 09:00 horas, com a instalação do ForEA 2015.

Entre 11:00 e 12:00 horas haverá uma visita à Feira de Municípios e Parceiros instalada no local. Paralelamente acontecerá o Encontro de Gestores Municipais da Zona Mata e autoridades.

Entre 14:00 e 17:00 horas acontece um ciclo de palestras cujos eixos temáticos serão: ‘Saneamento e Recursos Hídricos’; ‘As etapas da coleta seletiva e os agentes envolvidos’ e ‘Dengue’.

Na sexta-feira, 20, as atividades do ForEA 2015 começam às 07h30min com o café de boas vindas. A partir das 08:00 até às 12:00 horas serão realizadas as ‘Oficinas Construtivas’. No mesmo dia, entre 09:00 e 11:00 horas, na Escola Municipal Botelho Reis (Grupo Novo) haverá um Teatro de Bonecos com a Turma do Foguinho. Entre 12:00 e 13h30min haverá um intervalo para almoço e visita à Feira de Municípios e entidades parceiras.Entre 13h30min e 17:00 horas acontecem novamente as ‘Oficinas Construtivas’.

Paralelamente, com início às 16:00 horas será realizada uma reunião das coordenações regional e local com representantes de municípios para encaminhamento de um documento final e indicação do município sede  do ForEA 2016.

O que acontece nas ‘Oficinas Construtivas’

As ‘Oficinas Construtivas’ que serão realizadas durante o evento terão como foco os seguintes temas: Compostagem domiciliar, Arte com materiais recicláveis, Produção e conservação de água em propriedades rurais, O princípio dos 3Rs e reciclagem nos domicílios e escolas, Plantas medicinais e práticas integrativas de saúde, Controle agro ecológico de doenças em plantas, Reaproveitamento de alimentos, Produtos de limpeza, Coleta seletiva com inclusão social, Consumo consciente e sustentabilidade no ambiente escolar, Prevenção e combate a incêndios em vegetação, Técnicas de construção de barraginhas para captação de águas pluviais, Fossa séptica e biofertilização em áreas rurais, Pintura orgânica arte e entretenimento e Elaboração de projetos hídricos.

Para refrescar a memória

Leopoldina sedia a 1ª Reunião de Organização para realização do ForEA

Em parceria com vários segmentos e entidades do setor público e privado do município de Leopoldina, a Prefeitura promoveu no dia 23 de julho, na sala de reuniões da COPASA,  uma reunião para realização do ForEA. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Prefeitura se organizou para realizar nos dias 19 e 20 de novembro, o 1º Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA no município.

A reunião que contou com a liderança dos representantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais – CIEA, teve também a participação de importantes parceiros como, Câmara Municipal, COPASA, Bombeiros Militar, Polícia do Meio Ambiente, LAC, Polícia Militar, Secretaria de Educação, Secretaria Assistência Social, Defesa Civil, ACIL, UNIPAC, CEFET, IFET, entre outros parceiros. 

Segundo informações, o primeiro ForEA ocorreu em 2006 e o sucesso e as adesões de parceiros foram tantas, que até 2010 ocorria anualmente e hoje já ocorre mais de uma vez por ano, possuindo caráter de ação permanente, por se tratar de um fórum itinerante, cuja intenção é se consolidar no calendário de atividades de educação ambiental. Não possui sede fixa, pois ocorre de forma itinerante nas cidades mineiras da Zona da Mata.

Fonte: Prefeitura de Leopoldina com foto de Kalon Moraes


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »