20/11/2015 às 09h05min - Atualizada em 20/11/2015 às 09h05min

Câmara confere o Título de Cidadã Honorária Leopoldinense a Macaé Evaristo

Homenagem pode ser atribuída à rápida decisão tomada pela Secretária de Estado da Educação, mandando cancelar o fechamento da Escola Emilio Ramos Pinto.

Luiz Otávio Meneghite
Macaé Maria Evaristo dos Santos, Secretária de Estado da Educação de Minas

Numa decisão inédita, todos os 15 vereadores que compõem a Câmara Municipal de Leopoldina subscreveram e aprovaram por unanimidade, o projeto de resolução concedendo o título de Cidadã Honorária Leopoldinense, à Macaé Maria Evaristo dos Santos, atual Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais em virtude dos relevantes serviços prestados ao Município de Leopoldina.

Homenagem foi uma retribuição à rápida decisão tomada pela Secretária de Estado da Educação, mandando cancelar o fechamento da Escola Emilio Ramos Pinto para dar lugar à UEMG de Leopoldina, após receber em seu gabinete na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, o presidente da Câmara, Ivan Martins Nogueira, o vereador Paulo Sérgio Celestino de Oliveira, os dois representando todos os vereadores, e a professora Nilene Guerson de Angelis, representando a Escola.

A proposta dos vereadores, levada na ocasião pela comitiva de Leopoldina,  foi a de que, em lugar do fechamento, a Escola de Ensino Médio pudesse coabitar suas instalações com a Universidade que atualmente mantém o curso de Pedagogia em Leopoldina e tem planos de expandir sua atuação com a inclusão de cursos de licenciatura como história, por exemplo. A Secretária de Estado, Macaé Evaristo, acatou a proposta e imediatamente deu ordens para reverter a decisão anteriormente tomada.

Assinado pela Mesa Diretora da Câmara na quarta-feira, 18 de novembro, o ato oficial contendo a homenagem foi publicado na edição nº 1626, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, desta quinta-feira, 19 de novembro. A data da entrega do título de Cidadania Honorária à Secretária Macaé Evaristo acontecerá em sessão solene em data a ser conciliada com a sua movimentada agenda.

Macaé Maria Evaristo dos Santos

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - FAE/ Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte desde 1984, onde atuou na coordenação e direção de escola pública. Atuou como Gerente de Coordenação da Política Pedagógica, Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Educação, no período de 2004 a 2012. Foi professora do Curso de Magistério Intercultural Indígena e coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais no período de 1997 a 2003. Atuou como Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2013-2014). Atualmente é Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, movimentos sociais, inclusão e pluralidade cultural.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »