21/11/2015 às 09h51min - Atualizada em 21/11/2015 às 09h51min

Reginaldo Lopes recebe título de Cidadão Honorário de Leopoldina

Reginaldo Lopes e o ex-vereador Flávio Lima Neto. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

O deputado federal Reginaldo Lopes, do PT-MG, recebeu na noite dessa sexta-feira, 20 de novembro, em Sessão Solene realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal, o título de Cidadão Honorário de Leopoldina. O projeto de resolução já tinha sido solicitado na legislatura passada pelo então vereador Flávio Lima Neto, a pedido de Paulo Celestino. No entanto só foi possível entregar a honraria na atual legislatura.

Em seu discurso, Reginaldo Lopes agradeceu a todas as lideranças políticas da região presentes na solenidade, além dos vereadores de Leopoldina e o prefeito José Roberto de Oliveira, que também prestigiou o evento. O deputado ficou emocionado ao ser lida cartas de detentos do presídio de Leopoldina agradecendo-o pelo projeto de Lei sobre educação à distância para população carcerária.

Reginaldo fez um panorama do cenário político atual, comentando sobre os avanços que o Brasil teve em diversas áreas e do que precisa ser melhorado. Ele também comentou sobre o prefeito José Roberto de Oliveira, que independentemente de não ter o seu apoio político, tem bom relacionamento, tratando das questões importantes para o bem estar da população.

 

Conheça um pouco sobre o homenageado

Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes, nascido no dia 2 de abril de 1973, em Bom Sucesso, Minas Gerais. Filho de trabalhadores rurais é o quarto filho em uma família de sete irmãos.

Economista, pós-graduado em Gestão de Pequenas e Micro-empresas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atualmente Reginaldo Lopes exerce o cargo de deputado federal pelo quarto mandato. Também presidiu o Partido dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (PT-MG) por dois mandatos.

Em 2002, Reginaldo Lopes foi eleito deputado federal. Considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional, durante seu primeiro mandato foi idealizador e, posteriormente, presidente da primeira Comissão de Políticas Públicas de Juventude da história do Congresso, relator do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego e relator do Plano Nacional da Juventude. Foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, coordenador da CPI da Parmalat no Estado de Minas Gerais e coordenador do Núcleo de Economistas da Bancada do PT.

Em reconhecimento por sua atuação em defesa da Juventude Brasileira, o parlamentar foi homenageado, no ano de 2005, com o título de Deputado Amigo da UNESCO.

Reeleito para o segundo mandato na Câmara dos Deputados, em 2006, Reginaldo Lopes assumiu as Comissões de Educação e Cultura e de Finanças e Tributação. Destaca-se em sua atuação, a liderança da Bancada do PT mineiro no ano de 2007 e a relatoria do Projeto de Lei que reconhece a responsabilidade do Estado Brasileiro pela destruição, no ano de 1964, da sede da União Nacional dos Estudantes - UNE.

Lopes fez parte do Núcleo de Finanças e Tributação da Bancada Nacional do PT e, diante da crise financeira mundial, foi destacado, pela liderança do Partido na Câmara dos Deputados, para integrar a Comissão Especial destinada ao exame e avaliação da Crise Econômico-Financeira.

O deputado tornou-se, ainda, referência na área de Educação, tendo levado creches e ônibus escolares para centenas de municípios mineiros; articulado a liberação de milhões em emendas para as Universidades Federais; sendo responsável direto pela ampliação dos câmpus de Escolas Técnicas Federais no Estado, o que lhe rendeu o título de "Deputado Amigo do Cefet”.

Como vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Reginaldo Lopes apostou em dois pilares para o crescimento nacional: a lei geral das micro e pequenas empresas e a desoneração da cadeia do leite. O deputado foi responsável pela Lei 12.669, sancionada pelo vice-presidente Michel Temer, que dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas de beneficiamento e comércio de laticínios informarem ao produtor de leite o valor pago pelo produto até o dia 25 de cada mês.

É também autor da Lei 12.527, chamada Lei da Transparência, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, e que regulamenta o acesso às informações públicas.

Em seu terceiro mandato, iniciado em 2011, Lopes liderou a luta pelo enfrentamento ao crack e outras drogas, tendo se tornado presidente da Comissão Especial que tratou do tema. Esta comissão aperfeiçoou a proposta de lei 7.663, aprovada pela Câmara, que muda o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas e subsidiou o programa federal 'Crack, é Possível Vencer".

Foi, ainda, eleito por unanimidade como Coordenador da Bancada Federal mineira. E, em 2012, criou e passou a presidir a Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio que realizou audiências públicas em Brasília e também percorreu os estados colhendo sugestões para uma ampla reforma dessa etapa educacional. No final de 2013, a Comissão do Ensino Médio apresentou o Projeto de Lei (PL 6840/13) - que pretende alterar a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/1996) da educação nacional.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »