22/11/2015 às 11h10min - Atualizada em 22/11/2015 às 11h10min

Leopoldina sedia o Fórum Regional de Educação Ambiental

O objetivo é promover o envolvimento da sociedade por meio da educação ambiental, na busca de resultados para os problemas ambientais locais

Teve início em Leopoldina na manhã de quinta-feira (19) o XVIII ForEA - Fórum Regional de Educação Ambiental, promovido pela Prefeitura Municipal de Leopoldina por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental - Zona da Mata, do Instituto Estadual de Florestas, da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, da Polícia Militar de Minas Gerais e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sudeste MG - Campus Muriaé e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

O objetivo do ForEa é promover o envolvimento da sociedade por meio da educação ambiental, na busca de resultados a partir do planejamento e efetivação de ações sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais e regionais, amplamente discutidos durante o evento, quando são destacadas suas potencialidades.

Solenidade de Abertura

Realizado no bairro Eldorado, nas dependências do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC Aparecida Berno Naya, onde funciona a Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro de Resende, um grupo de alunos da Escola Municipal Botelho Reis se apresentou ao público, abrindo a programação oficial do primeiro dia do ForEA.

Autoridades locais e regionais prestigiaram a solenidade, dentre elas as que compuseram a Mesa de Honra: o prefeito de Leopoldina - José Roberto de Oliveira, a presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata - Betty Giovannoni Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina - Ivan Nogueira, o Promotor de Justiça da Comarca de Leopoldina - Dr. Sérgio Soares da Silveira, o Superintendente da SUPRAN Zona da Mata, Alberto Félix Iasbik (representando o Secretário de Estado de Meio Ambiente - Sávio Souza Cruz), o Chefe da Divisão Operacional do Terceiro Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - Major BM Marcos Moreira Santiago, o representante da 6ª Companhia PM Independente - Tenente Getúlio Carlos Rabelo, o representante da Polícia Militar Ambiental - Sargento Maciel, o Supervisor do IEF Regional Mata - Luiz Henrique Ferraz Miranda, a Secretária Municipal de Educação de Leopoldina - Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Leopoldina - Marco Antônio de Toledo Gorrado e o Diretor da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina - Sidilúcio Ribeiro Senra.

Homenageados

Após a formação da Mesa de Honra, foram convidados para ocuparem os lugares de destaque à frente do palco os homenageados Rogério Ladeira (Municipal), Eduardo da Costa Ribeiro (Regional), Fernando Gesualdi Reiff (Estadual) representado pela esposa Josaine Ferreira Martins Reiff e os filhos Mariana e Leonardo; as professoras Mirtes Chiarelli de Oliveira e Genilda de Almeida Izabel (Educacional), José Antônio Alves Prudêncio (Comunitário) e Mário Antônio Rocha Filho (Empresarial), representado pela Senhora Alessandra Samore Azevedo.

O coral do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado - de Leopoldina, interpretou o Hino Nacional, o Hino de Leopoldina e a canção "Mineira Gostosa", composta por Serginho do Rock. A apresentação do Coral aconteceu sob a regência de Luana Alves e acompanhamento de Jeferson Parizoto e Ádalo Domiciano.

O primeiro a discursar foi o prefeito José Roberto, que destacou a importância da realização de um evento do porte do XVIII ForEA, voltado para a discussão de temas ambientais. Ele relembrou vários momentos relacionados a catástrofes ambientais, como a de Chernobyl - na Rússia, a tragédia com o Césio 147 em Goiás, no Brasil; o vazamento de material radioativo na usina de Fukushima, no Japão, e o rompimento das barragens contendo rejeitos de mineração, na região de Mariana, em Minas Gerais, que já é considerado um dos maiores acidentes ambientais do setor de mineração do país. Como anfitrião, o prefeito de Leopoldina deu as boas vindas a todos os participantes do ForEA e desejou sucesso durante sua realização.

Em seguida, alternaram-se na tribuna a presidente do CIEA Zona da Mata - Betty Giovannoni Oliveira, o Superintendente da SUPRAM Zona da Mata - Alberto Félix Iasbik, a Secretária de Educação Regina Lúcia, o Promotor de Justiça Dr. Sérgio Soares da Silveira e o Presidente da Câmara de Vereadores Ivan Nogueira.

Diplomas, medalhas e placas foram entregues a pessoas, empresas e associações que se destacaram na defesa do meio ambiente. Também foram homenageadas as crianças vencedoras do concurso: 1º lugar - Maria Eduarda Nogueira Valverde, 2ª lugar - Juliany Elias Teles e em 3º lugar a aluna Bárbara Carraro Cuco. Esta etapa do evento foi concluída com o pronunciamento da professora Mirtes Chiarelli de Oliveira, que discursou em nome dos homenageados.

A Coordenadora do Pólo CIEA de Leopoldina, Iris Meireles, fez a entrega do Projeto Moringa - A árvore da vida, ao prefeito municipal José Roberto de Oliveira e à presidente da CIEA MG ZM, Betty Giovannoni Oliveira. Naquele momento o Projeto Moringa foi oficialmente lançado para sua implementação em toda a Zona da Mata em 2016 como parte do Pós-ForEA.

Mascote do Corpo de Bombeiros chega a Leopoldina

Um momento de emoção foi a recepção ao mascote do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, batizado de "Foguinho", a representação de um profissional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, criado para investir na prevenção, principalmente junto às crianças. Segundo explicou o Major BM Marcos Moreira Santiago, criador do mascote, o personagem tem o rosto de um bombeiro mirim, ou seja, de uma criança, enfatizando o olhar do Corpo de Bombeiros dentro da responsabilidade social.

Nesta sexta-feira (20), Foguinho participou do ForEA MIRIM, com o teatro de Bonecos Turma do Foguinho, na Escola Municipal Botelho Reis, às 13h00. Simbolicamente, Foguinho foi entregue ao comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sediado em Leopoldina, Tenente Cantele Lopes Paiva. O mascote Foguinho, portanto, permanecerá em Leopoldina, atuando de forma descontraída e alegre, promovendo a interação com as crianças e a divulgação da preservação da natureza, prevenção contra incêndios e acidentes.

Encerramento da Solenidade

A Coordenadora Geral do ForEA em Leopoldina, Josabete de Souza Furtado, agradeceu a todos os servidores públicos e demais pessoas que colaboraram para a organização e realização do evento, convidando-os a comparecerem à frente do público, como forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram.

Plantio de Mudas

Concluindo a solenidade de inauguração do ForEA, três mudas de Moringa foram plantadas no CAIC. Uma muda foi plantada pelo Prefeito José Roberto e sua esposa Regina Lúcia (Secretária de Educação); outra muda foi planta por Betty (Presidente da CIEA MG ZM) e Luiz Henrique (Supervisor do IEF Regional Mata); e a terceira muda de Moringa foi plantada por Alberto Iasbik (Superintendente da Supram) e o Cabo Frederico (PM Ambiental).

Registro de Presenças:

Além das autoridades que participaram da Mesa de Honra, outras acompanharam atentamente as mais de duas horas de duração da solenidade de inauguração do ForEA. De Leopoldina: os Secretários Municipais Walter Matos (Desenvolvimento Econômico), Rogério Ladeira (Agricultura), João Paulo do Vale Fófano (Governo), Bruno Flores Gonçalves (Administração), Pedro Antônio de Paula (Habitação), Luiz Cabral (Chefe de Gabinete), Jussara Tomaz (Cultura/Esporte, Lazer e Turismo), Edésio Andries (Fazenda), Lúcia Gama (Saúde); Viviani César Correa (Procuradora Geral do município), Cyntia Iennaco de Moraes (representante da Secretaria de Assistência Social); Roma Aparecida (representante da Regional de Saúde de Leopoldina); Carlos Antônio Rocha Paturi (vereador em Leopoldina); Santo Antônio do Aventureiro: o prefeito municipal Amaury de Sá Ferreira e os Secretários Municipais Arlete Aparecida Bastos (Educação) e Guilherme Sydio (Agricultura e Meio Ambiente); Cataguases: Ricardo Matias (Secretário de Agricultura e Meio Ambiente); Sebastião Vieira de Jesus (IEF - Coordenador de Agências); Itamarati de Minas: Erivelto Furtado Zanela (Secretário de Cultura e Meio Ambiente, Nilciléa Alves Ladeira e Silvânia Rodrigues (representantes da Secretaria Municipal de Educação; Argirita: Elisângela Freitas de Oliveira (representante da Secretaria Municipal de Educação; Carangola: Rogéria Lima (representante da SRE); Muriaé: José Luiz Paixão (representante do IF Sudeste); Pirapetinga: Jaci Guedes Júnior (Emater); Visconde do Rio Branco: Eva de Oliveira Silva, Vera Gonçalves e Vânia Rodrigues (Representantes da Secretaria Municipal de Educação); além de Geraldo Fausto da Silva (IEF); Francisco Odilon (IMA); José Almir Gomes (CEF); Zélia Corrêa Fernandes e Lenira Golfeto (representantes ASPIRA); Gleides Gonçalves Góis (Diretora UNIPAC/FUPAC); Débora Valentim Duarte Junqueira (Minas Vida); Alessandra Medeiros Samore Azevedo (Aurora Têxtil);

Sexta-feira (20 de novembro)

Após as atividades desenvolvidas no primeiro dia do ForEA, os participantes do Fórum retomaram os trabalhos nesta sexta-feira (20), por volta das 07h30, participando de um Café de Boas Vindas. De 08h00 às 12h00 aconteceram Oficinas Construtivas, sendo que das 09h00 às 11h00 foi realizado o ForEA Mirim, contando com um Teatro de Bonecos - Turma do Foguinho. Esta atração teve como palco a Escola Municipal Botelho Reis. O período da tarde foi repleto de atrações. Ao meio-dia intervalo para o almoço, juntamente com a visita à Feira de Municípios e Parceiros. Das 13h30 às 17h00 as Oficinas Construtivas prosseguiram. Às 16h00 reunião das Coordenações Regional e Local e Representantes de Municípios para Encaminhamentos do Documento Final e Indicação do Município Sede do ForEa 2016.

As 15 Oficinas Construtivas foram tematicamente distribuídas: Compostagem Domiciliar, Arte com Materiais Recicláveis, Produção e Conservação de Água em Propriedades Rurais, O Princípio dos 3Rs e Reciclagem nos Domicílios e Escolas, Plantas Medicinais e Práticas Integrativas de Saúde, Controle Agroecológico de Doenças em Plantas, Reaproveitamento de Alimentos, Produtos de Limpeza, Coleta Seletiva com Inclusão Social, Consumo Consciente e Sustentabilidade no Ambiente Escolar, Prevenção e Combate a Incêndios em Vegetação, Técnicas de Construção de Barraginhas para Captação de Águas Pluviais, Fossas Sépticas e Biofertilização em Áreas Rurais, Pintura Orgânica Arte e Entretenimento, e ainda Elaboração de Projetos Hídricos.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. Fotos: Kalon Moraes. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »