25/11/2015 às 08h54min - Atualizada em 25/11/2015 às 09h01min

Leopoldina tem lindo cenário no entardecer desta terça (24/11)

Céu rosado é registrado com fotografia panorâmica espetacular.

O entardecer em Leopoldina na terça-feira, 24 de novembro. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

O entardecer em Leopoldina nesta terça-feira (24/11) foi admirado por muitas pessoas, pois o céu rosado, registrado pelo fotógrafo João Gabriel B. Meneghite, do jornal Leopoldinense, mostra uma imagem panorâmica espetacular da cidade.

Talvez, por causa da correria do dia-dia, muitos não perceberam o lindo cenário, mas os apreciadores das coisas simples e bonitas ficaram encantados com o que viram. Principalmente os moradores de bairros localizados em partes altas da cidade como o Redentor (Copasa), Alto dos Pirineus, entre outros com vistas privilegiadas.

Pesquisadora do INPE explica por que o céu fica rosa no fim da tarde

Quando pensamos na cor do céu, temos que levar em conta uma das características da luz: o comprimento de onda. A luz azul, por exemplo, tem um comprimento de onda menor do que a vermelha. "A cor azul do céu na Terra se origina de uma interação da luz do sol com as moléculas que compõem a atmosfera, chamada de espalhamento Rayleigh, em que a luz do Sol incide nas moléculas da atmosfera e é 'refletida' em todas as direções", explica Claudia Rodrigues, pesquisadora de astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Como a luz azul interage mais com as moléculas da atmosfera, ela se espalha mais do que a vermelha. Entretanto, durante o entardecer, o Sol fica mais perto do horizonte, e a luz tem de atravessar uma camada maior, fazendo com  que ele espalhe e perca a cor azul, tornando-se avermelhado. "Quando esse sol avermelhado ilumina diretamente nuvens, podemos vê-las rosadas. Além disso, o sol avermelhado também pode iluminar a própria atmosfera, depois que ele se põe, e vemos o céu levemente rosa", esclarece Claudia. Mas o tom avermelhado também pode ter relação com a poluição. "Independente da hora do dia, se houver muita partícula em suspensão, muita poeira, podemos ver uma faixa próxima ao horizonte rosa alaranjado, por causa da poluição", diz a pesquisadora do Inpe.

Fonte:  Portal Terra


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »