27/11/2015 às 08h12min - Atualizada em 27/11/2015 às 08h12min

Mais de 850 candidatos fazem prova para o Campus Rio Pomba neste domingo

O Processo Seletivo 2016.1 começa neste domingo, 29. Mais de 850 candidatos resolverão as provas para as vagas dos oito cursos superiores e dois de pós-graduação do Campus Rio Pomba. A seleção continua no dia 6 de dezembro com a aplicação das provas para os concorrentes aos cursos técnicos. Ao todo, a unidade está ofertando 748 vagas com ingresso em 2016.

O curso superior mais concorrido é o de Administração, com média de 10,4 candidatos/vaga. Em seguida, vem Zootecnia com a relação de 8 candidatos/vaga. A procura pelas duas graduações tem justificativa: os cursos tiveram, nos últimos anos, boas avaliações pelo Ministério da Educação e por instituições privadas de análise educacional. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o curso de Zootecnia do Campus Rio Pomba é considerado o melhor do Brasil. Já o Guia do Estudante, da Editora Abril, indicou o de Administração como destaque em todo território nacional. Também figura na estatística o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que, neste ano, terá 3,27 candidatos/vaga. 

Confira a relação candidato/vaga média dos cursos superiores de Rio Pomba:

Cursos

Vagas

Inscritos

Candidato/vaga

Administração

25

260

10,4

Agroecologia

44

53

1,2

Ciência da Computação

22

61

2,77

Ciência e Tecnologia de Alimentos

22

72

3,27

Ciência e Tecnologia de Laticínios

22

19

0,86

Educação Física

22

100

4,55

Matemática

22

51

2,32

Zootecnia

22

176

8

 

- Confira aqui a relação completa por grupo de concorrência

Para os cursos de graduação do Campus Rio Pomba também serão ofertadas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além dos cursos superiores, o Campus também selecionará profissionais que pretendem se capacitar com pós-graduação. Este será o primeiro ano em que a unidade irá ofertar um curso lato sensu. Professores da área de exatas poderão se atualizar com a Especialização em Ensino de Matemática e Física. Também são ofertadas novas vagas para a turma do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seleção

As provas dos cursos de graduação estão previstas para serem aplicadas a partir das 8h. Os candidatos devem chegar à unidade com uma hora de antecedência. Não será permitida a entrada após o fechamento dos portões. É obrigatória a apresentação do comprovante definitivo de inscrição e de documento com foto (carteira de identidade, motorista, de trabalho, passaporte).

- Imprima seu comprovante definitivo

Os estudantes terão mais de quatro horas para solucionar 45 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, biologia, física, química, geografia e história. Além disso, deverão desenvolver redação com o tema proposto. Não é permitida a consulta a livros, manuais, impressos e anotações. Também é proibido entrar no local de prova portando óculos escuros, chapéu, boné, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, celulares, smartphonestabletsipod, gravadores, pen drive, mp3, relógio (analógico ou digital), receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Os candidatos ao mestrado farão avaliação dissertativa com valor total de 50 pontos. A prova será aplicada na mesma data, mas das 9h às 12h. No dia, ele deverá entregar ainda plano de trabalho e curriculum vitae. Passará para a segunda etapa (análise curricular) aquele que obtiver 50% da nota no exame escrito.

Já os que concorrem a uma vaga para a especialização terão 3 horas (9h às 12h) para desenvolver uma carta de intenção, justificando o interesse pelo curso, a área a ser pesquisada e conhecimento sobre a proposta da pós-graduação. É preciso também que o candidato entregue currículo e comprovantes de experiência em envelope lacrado.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 8 de janeiro de 2016.

Fonte: Lidiane Aparecida Silva de Souza

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »