27/11/2015 às 08h24min - Atualizada em 27/11/2015 às 08h24min

Reunião de trabalho discute criação da Região Metropolitana de Juiz de Fora

Assunto faz parte do estudo “Perspectivas para o desenvolvimento para a Zona da Mata Mineira”, elaborado pela entidade

Juiz de Fora pode ter região metropolitana

A FIEMG Regional Zona da Mata promove na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, juntamente com a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e o deputado estadual Antonio Jorge, uma reunião de trabalho sobre a criação da Região Metropolitana de Juiz de Fora. O encontro, que contará também com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, reunirá na sede da entidade prefeitos de 33 municípios da região e lideranças empresariais e institucionais para discutir o assunto, a partir das 9h.

O objetivo central é tratar da necessidade da criação de uma região metropolitana que favoreça a implantação de um modelo de gestão compartilhada de vários serviços na Zona da Mata, entre eles, o custeio do Hospital Regional e a redução das tarifas do transporte urbano. O deputado Antonio Jorge é autor do Projeto de Lei 34/2015, que trata dessa iniciativa, apresentado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 08 de maio deste ano. Este também é um pleito defendido constantemente pela FIEMG e faz parte do estudo “Perspectivas para o desenvolvimento da Zona da Mata Mineira”, elaborado pela entidade.

De acordo com o presidente da FIEMG Regional ZM, Francisco Campolina, a criação da Região Metropolitana seria um mecanismo para impulsionar o desenvolvimento econômico da Zona da Mata, pois possibilitaria o crescimento conjunto e programado dos municípios que a comporão. “Em razão da proximidade física desses centros urbanos, há um considerável intercâmbio de pessoas, serviços e mercadorias, situação que demonstra claramente a necessidade de regulamentação desta interdepedência entre os municípios. Com a Região Metropolitana, problemas comuns poderão ser resolvidos com soluções conjuntas, como por exemplo as questões de transporte, destinação de lixo orgânico e reciclagem, e programas habitacionais de saúde pública”, declara Campolina.

O projeto prevê que a Região Metropolitana de Juiz de Fora seja formada pelas seguintes cidades: Juiz de Fora, Aracitaba, Belmiro Braga, Bias Fortes, Bicas, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Ewbank da Câmara, Goianá, Guarará, Lima Duarte, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Matias Barbosa, Olaria, Oliveira Fortes, Paiva, Pedro Teixeira, Pequeri, Piau, Rio Novo, Rio Preto, Rochedo de Minas, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Deserto, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Senador Cortes e Simão Pereira.

A reunião será realizada às 9h, no auditório da FIEMG Regional Zona da Mata (Av. Garcia Rodrigues Paes, nº 12.395, Bairro Industrial).

Fonte: Graciele Vianna I Analista de Comunicação Fiemg Regional Zona da Mata


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »