30/11/2015 às 21h15min - Atualizada em 30/11/2015 às 21h15min

Árvores floridas embelezam Leopoldina na primavera

Belíssimas flores começam a brotar e estão deixando praças, propriedades rurais e quintais de residências com um charme encantador.

Texto e Fotos João Gabriel B. Meneghite

Quem passa por Leopoldina fica encantado com as suas belas árvores, em especial na primavera, período em que espécies como Flamboyant, Casuarina, Sapucaia, Ipês, entre outros, começam a brotar flores.

O flamboyant, apesar de ameaçada de extinção no estado selvagem, a planta é muito utilizada na arborização de praças, em propriedades rurais e quintais residenciais, dando um charme encantador em várias localidades de Leopoldina.

Apesar de ser muito ornamental devido às suas belíssimas flores, seu uso na arborização urbana fica recomendado apenas a parques e grandes espaços, devido à sua altura média de 7 a 10 m e as suas raízes muito superficiais e danosas, que destroem as calçadas ao seu redor. Uma boa opção é plantar a Caesalpinia pulcherrima, que é semelhante ao flamboyant, porém com porte menor e sem o problema das raízes.

 

Etimologia

"Flamboyant", "flamboiaiã" e "flamboaiã" são oriundos do francês flamboyant. A planta foi descoberta na Ilha de Madagáscar por um botânico francês em 1824.

Descrição

Suas folhas são caducifólias, medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pelos finos e curtos, recompostas com folíolos pequenos medindo de 1 a 1,5 cm de comprimento e caducos (decíduos). A sua copa tem um formato largo (oblongo) e seu crescimento é relativamente rápido. Suas flores são majestosas e de cor vermelha-alaranjada ou amarelas. Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou alaranjado sobre um fundo branco com bordas avermelhadas, e 5 pétalas. A época de floração é de outubro a dezembro. O seu fruto é do tipo vagem, conhecido também como legume. De coloração castanho-escura, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses. A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm) e sua coloração é castanho-clara.

Para germinar as sementes, basta lixar as laterais da semente alguns milímetros com uma lixa número 150 encontrada em depósitos de material para construção (jamais lixe as pontas ), e após o lixamento deixe as sementes na água limpa por 24 horas, as sementes dobram de tamanho. Plante as sementes em terra ou areia, e regue todos os dias até germinarem.

Fonte: Wikipédia

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »