01/12/2015 às 11h16min - Atualizada em 01/12/2015 às 11h16min

Estudantes de cursos técnicos do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba se unem para realização de Semana AgroIFloresta

Lidiane Aparecida Silva de Souza

Com eventos já tradicionais no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus Rio Pomba, os cursos técnicos integrados de Agropecuária e Florestas resolveram unir forças e instituir um novo marco para o calendário da instituição: a Semana AgroIFloresta. O ciclo de palestras e minicursos será realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro. Com o tema “Sem integração não há solução!”, o evento pretende debater assuntos de interesses não apenas dos alunos dos cursos envolvidos. “Os temas foram levantados pelos estudantes e atendem a diversas áreas. Temos que caminhar para a consolidação do pensamento de que o conhecimento não deve ser desfragmentado. Estamos com os pés na realidade e com a cabeça voltada para a aglutinação”, explicou o professor Helton Nonato, que orienta os jovens na coordenação da Semana. As inscrições, com o valor de R$ 40, podem ser feitas no Prédio Central.

Focado em reunir estudantes e profissionais de diversos setores do Campus, as primeiras ações estarão voltadas para o ensino técnico profissionalizante no Brasil. Na abertura, o engenheiro florestal da Embrapa, Marcelo Muller, falará sobre a integração entre lavoura, pecuária e florestas. Em seguida, será realizada mesa redonda com profissionais da área de ensino para se discutir a realidade, os desafios e as perspectivas da educação técnica.

O segundo dia será marcado pela realização de minicursos. Os participantes poderão ampliar seus conhecimentos em assuntos que, algumas vezes, sequer fazem parte de sua grade curricular. Assim, um estudante de Florestas poderá aprender um pouco mais sobre inseminação de suínos e também a como utilizar planilhas de Excel em seu dia a dia. “Nossa ideia é mesclar tanto a parte prática quanto a filosófica”, ressaltou Helton.

No dia 10, o engenheiro florestal e mestrando em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Martin Meier, fará a palestra “Construindo o conhecimento sobre serviços ecossistêmicos da agrofloresta”. Fechando a programação, a também engenheira florestal e mestre em Extensão Rural pela UFV, Anastácia Ridolfi, falará sobre agrotóxicos, saúde humana e meio ambiente.

Organização dos alunos

Para o professor Helton, um dos diferenciais deste tipo de evento é a participação ativa dos estudantes. Eles não ficam apenas como espectadores, sendo responsáveis pela escolha dos temas e dos palestrantes. “É importante que tenham contato com profissionais de outras áreas e instituições. Quem participa do processo de organização acaba tendo uma formação diferenciada, aprende a lidar com situações que não seriam comuns em sala de aula”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »