02/12/2015 às 14h03min - Atualizada em 02/12/2015 às 14h03min

Hospital de Leopoldina está ‘em luto’ e pede apoio da população

Repasses previstos para 2016 vão afetar entidades de todo estado

Texto e fotos: João Gabriel Baia Meneghite
O movimento iniciou na manhã desta quarta-feira (02/12), quando todos os funcionários da entidade deram as mãos, caracterizando um abraço ao hospital. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

A CCL - Casa de Caridade Leopoldinense está realizando o movimento ‘Luto pela Saúde’, juntamente com todos os hospitais do Estado de Minas Gerais. O movimento iniciou na manhã desta quarta-feira (02/12), quando todos os funcionários da entidade deram as mãos, caracterizando um abraço ao hospital.  Durante todo o mês de dezembro, serão mantidas faixas da cor preta no prédio, além da utilização de laços pretos nos uniformes dos funcionários.

A iniciativa é da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, que está liderando uma grande mobilização entre os hospitais filantrópicos em todo o estado de Minas Gerais.

O movimento pretende protestar quanto ao parcelamento dos repasses dos recursos federais aos Municípios e Estados, referente ao mês de Dezembro de 2015:

– 50% do teto Média e Alta Complexidade no dia 10 de dezembro de 2015 e 50% restantes em 02 de janeiro de 2016. Tal decisão do Ministério da Saúde é justificada por sua insuficiência orçamentária, o que está gerando riscos de fechamento de muitas Instituições Filantrópicas.

A iniciativa tem por objetivo demonstrar o luto dos funcionários e usuários pelo descaso que ocorre com as instituições filantrópicas, que são responsáveis por mais de 70% do atendimento SUS no Estado de Minas Gerais.

Em entrevista ao jornal Leopoldinense, o administrador da CCL - Casa de Caridade Leopoldinense, Wolney Aguilar Silva comentou que um dos objetivos em Leopoldina é conscientizar os funcionários, médicos, empresários, Ministério Público, Igrejas, Câmara de Vereadores e toda a população sobre os problemas que a instituição enfrenta em virtude de situações como essas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »