06/12/2015 às 11h52min - Atualizada em 06/12/2015 às 11h52min

‘Natal Luz' amplia programação anual de eventos do distrito de Piacatuba

Casarões antigos são iluminados e programação cultural vai até o dia 20 de dezembro

Texto e fotos de João Gabriel Baia Meneghite
A abertura do evento contou com a apresentação da Banda Princesa Leopoldina, sob regência do maestro Paulo Roberto. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
Piacatuba, distrito de Leopoldina, tem um charme encantador que atrai visitantes de todo o Brasil para os seus diversos eventos. Os casarões do século XIX, a rua das Pedras, a Torre da Cruz Queimada, Usina Hidrelétrica, Museu da Eletricidade, a cachoeira Poeira D'água e tantos outros fatores atraem turistas para o pequeno distrito que fica localizado entre os municípios de Cataguases e Leopoldina, nas proximidades do Aeroporto da Laginha. 
 
Além dos tradicionais eventos como o famoso festival de gastronomia e de viola, entre outros, mais uma atração foi inclusa em sua programação anual. Trata-se o 'Natal Luz', que além de iluminar casarões do distrito, conta com uma programação cultural diversificada. A primeira edição do evento foi aberta oficialmente neste sábado 5 de dezembro e se estenderá até o dia 20 de dezembro. 
 
O '1º Natal Luz' foi criado pelo empresário Antônio de Pádua Gonçalves Silva, o ‘Padinha’, que se inspirou em eventos do gênero sediados em São Paulo/SP e Gramado/RS. "Trouxe a idéia para Piacatuba e foi muito bem recebida", comentou. Padinha ficou contente de ver a mobilização de toda a comunidade e da equipe organizadora, que se uniram para decorar o distrito com luzes nas fachadas das edificações do centro histórico.
 
A Banda Princesa Leopoldina, sob regência do maestro Paulo Roberto e cantores backing vocal do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado  encantaram o público presente com diversas canções natalinas. Além disso, o Papai Noel recebia cartinhas das crianças com pedidos de presentes que serão acolhidos por pessoas que abraçaram o projeto.
 
No próximo sábado (12/12), às 20h, o espetáculo teatral 'O boi e o burro no caminho de Belém', de Maria Clara Machado, será apresentado. Já no dia 18/12, às 20h, o Conservatório Lia Salgado fará um Auto de Natal. No sábado (19/12) a peça teatral de Maria Clara será reapresentada. O encerramento acontece no dia 20 de dezembro, às 09h30m, com uma novena de Natal, sendo celebrada a Eucaristia em seguida.



Vista panorâmica noturna do distrito de Piacatuba. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)

Casarões iluminados na 'Rua das Pedras'                Presépio confeccionado pelo arquiteto Marcelo Toko

Equipe organizadora do evento                                 Restaurante Spetacullo


O empresário Antônio de Pádua Gonçalves Silva, o ‘Padinha’.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »