Desconhecido Na década de 40, se não me engano, nos idos de 41, 42, durante um período de festas na cidade, semana de exposição. Lembro-me que estava por volta das 17:00 horas, na varanda da casa de minha avó Cristiana à rua Custódio Junqueira, quando ouvi um ruído forte de motor.
O barulho diferente chamou-me a atenção, e vi quando desceu para o lado da exposição, hoje bairro São Cristovão um avião de cor amarela com o prefixo PP-TON.
Corri para a sala onde estavam servindo o jantar e fui logo dizendo- Caiu um avião para os lados da exposição!!!
Muitos não deram crédito, outros disseram ter ouvido um ruído estranho.
A notícia logo se espalhou, e muitos foram ver.
Quando lá chegamos o avião estava pousado num campo de futebol, e lá estava também o piloto com sua camisa de cor caqui, calça do mesmo tom, muito alto, forte, loiro, aparentando 35 anos, de origem norte americana. Seu nome era Mr. Mack.
A descida foi forçada; não fiquei sabendo os motivos.
O fato é que ele gostou da cidade e ficou por aí.
Pouco tempo depois alongaram o campo de futebol e fizeram o campo de aviação, e logo depois ainda fundaram o Aeroclube de Leopoldina, construindo o hangar onde hoje é a sede da Transcolin.
Vários pilotos fizeram o curso: José Valverde, Alypio “da Chevrolet”, Hernane, José Guaranis, João Batista, Diná Capdeville, Elias Mattos, Márcio Brugue e muitos outros.
Mais tarde foram comprados outros dois aparelhos com os prefixos PP-TRY, do mesmo tamanho do PP-TON, e outro maior, o PP-RBB.
E a nossa querida cidade de Leopoldina , que vive dos louros do passado, da inércia do presente e das poucas perspectivas de futuro, foi agraciada com duas linhas aéreas, a ONTA e a NAB, que funcionavam semanalmente. As passagens eram vendidas à rua Custódio Junqueira, no prédio da antiga Leiteria Leopoldinense.