14/12/2015 às 13h50min - Atualizada em 14/12/2015 às 13h50min

Teatro e veículos antigos em Piacatuba encantam visitantes

Distrito de Leopoldina sedia ‘Natal Luz’, com programações que vão até o dia 20 de dezembro.

Texto e fotos: João Gabriel B. Meneghite
A turma da ‘Prosa de Garagem’ reuniu dezenas de carros antigos em frente aos casarões iluminados do distrito. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)
Piacatuba, distrito de Leopoldina, tem um charme encantador que atrai visitantes de todo o Brasil para os seus diversos eventos. Os casarões do século XIX, a rua das Pedras, a Torre da Cruz Queimada, Usina Hidrelétrica, Museu da Eletricidade, a cachoeira Poeira D'água e tantos outros fatores atraem turistas para o pequeno distrito que fica localizado entre os municípios de Itamarati, São João Nepomuceno, Cataguases e Leopoldina, nas proximidades do Aeroporto da Laginha. 


Igreja Nossa Senhora da Piedade em Piacatuba/MG é uma das atrações para os visitantes.

Além dos tradicionais eventos como o famoso festival de gastronomia e de viola, entre outros, mais uma atração foi inclusa em sua programação anual. Trata-se o 'Natal Luz', que além de iluminar casarões do distrito, conta com uma programação cultural diversificada. A primeira edição do evento foi aberta oficialmente no sábado 5 de dezembro e se estenderá até o dia 20 de dezembro. 

O '1º Natal Luz' foi criado pelo empresário Antônio de Pádua Gonçalves Silva, o ‘Padinha’, que se inspirou em eventos do gênero sediados em São Paulo/SP e Gramado/RS. "Trouxe a idéia para Piacatuba e foi muito bem recebida", comentou. Padinha ficou contente de ver a mobilização de toda a comunidade e da equipe organizadora, que se uniram para decorar o distrito com luzes nas fachadas das edificações do centro histórico.



A Banda Princesa Leopoldina, sob regência do maestro Paulo Roberto e cantores backing vocal do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado fizeram a abertura do evento com apresentações de canções natalinas. Além disso, o Papai Noel recebia cartinhas das crianças com pedidos de presentes que serão acolhidos por pessoas que abraçaram o projeto.



No 12/12, foi a vez do espetáculo teatral 'O boi e o burro no caminho de Belém', de Maria Clara Machado, que conta  a história do nascimento do Menino Jesus, sob a visão de um Boi e um Burro. Cenas divertidas, bem humoradas e cheias de entusiasmo não faltam ao espetáculo. O público se identifica com os personagens, o Boi e o Burro que, de maneira simples e divertida, revelam o momento culminante da história: o nascimento do Menino Jesus. Um espetáculo que aproxima a todos do espírito do Natal, um presente inesquecível para todas as famílias.



Nos dias 12 e 13 de dezembro a turma da ‘Prosa de Garagem’ reuniu dezenas de carros antigos em frente aos casarões iluminados do distrito, dando um charme encantador às festividades que ainda tem mais um final de semana na programação.

No dia 18/12, às 20h, o Conservatório Lia Salgado fará um Auto de Natal. No sábado (19/12) a peça teatral de Maria Clara será reapresentada. O encerramento acontece no dia 20 de dezembro, às 09h30m, com uma novena de Natal, sendo celebrada a Eucaristia em seguida.


Vista panorâmica noturna do distrito de Piacatuba. (Foto: João Gabriel B. Meneghite)


 

Casarões iluminados na 'Rua das Pedras'                Presépio confeccionado pelo arquiteto Marcelo Toko
 

Equipe organizadora do evento                                 Restaurante Spetacullo


O empresário Antônio de Pádua Gonçalves Silva, o ‘Padinha’.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »