17/12/2015 às 08h29min - Atualizada em 17/12/2015 às 08h29min

UAITEC - Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais - é inaugurada em Leopoldina

O engenheiro civil Mário Rubens Antunes Faria foi homenageado durante a inauguração.

Foi inaugurada na segunda-feira, 14 de dezembro,  em Leopoldina, a nova Unidade da UAITEC - Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais. A solenidade aconteceu por volta das 17h00, na sede da Unidade, localizada à rua 27 de Abril, 428, esquina com rua Francisco Andrade Bastos no bairro Fábrica. Participaram da inauguração o Prefeito José Roberto de Oliveira e sua esposa Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira - Secretária Municipal de Educação; o representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Breno Nolasco; Darlan Nunes, Gestor Regional da UAITEC; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Matos; os vereadores Leandro Dandinho e Paulo Celestino, que representou o presidente da Câmara Municipal, Ivan Nogueira; Lidiana Neto Lorenzeto, Coordenadora da UAITEC em Leopoldina; Samuel Bernardes - Coordenador da UAITEC na região Sul do Estado; o Comandante do 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina, Tenente BM Guilherme Cantelle; além de secretários municipais, empresários, lideranças comunitárias, representantes da imprensa local e o engenheiro civil Mário Rubens Antunes Faria, que foi homenageado durante a inauguração.

Após o descerramento da Placa Inaugural, feito pelo Prefeito José Roberto, juntamente com Breno Nolasco, Darlan Nunes, Valter Matos, Paulo Celestino, Lidiana Neto Lorenzeto e Mario Rubens Antunes Faria – o homenageado daquela inauguração, houve a apresentação da Lousa Interativa Multimídia Digital, um recurso que revoluciona o conceito de aprendizagem, tanto na educação à distância, como na educação convencional. De acordo com a demonstração aos convidados, feita pela Coordenadora Lidiana, a utilização daquela tecnologia se dá por meio do teclado virtual ou caneta eletrônica especial. Sensível ao toque, conectada a um PC Slim, ela traz para a sala de aula o espelho de um computador, que facilita a interação do usuário com a maioria dos arquivos gerados pelos principais softwares e sistemas operacionais. Integra o conjunto um projetor de alta resolução e sistema independente de som estéreo. A Lousa é uma ferramenta multimídia que possibilita conexão e reprodução de conteúdos, imagens e vídeos; simulação em 3D e navegação na internet.

Em seguida, as autoridades discursaram para uma plateia que lotou as duas salas da UAITEC, uma delas acompanhando em tempo real os pronunciamentos através do sistema de vídeo conferência. Em breves palavras, a Coordenadora Lidiana agradeceu pela implantação daquela Unidade. Darlan Nunes, padrinho da UAITEC - Polo Leopoldina, disse que estava honrado em participar daquela inauguração, colocando-se à disposição de Leopoldina na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O Secretário Valter Matos destacou o momento de desenvolvimento vivido por Leopoldina, através das ações administrativas que estão contribuindo com a geração de empregos e a distribuição de renda no município. Concluindo sua fala, Valter Matos exaltou a formação e a capacitação proporcionadas pela UAITEC. O vereador Paulo Celestino, representando o Presidente da Câmara, Ivan Nogueira, parabenizou a todos pela inauguração daquela Unidade e colocou-se à disposição, assim como a Câmara, de todas as ações em prol do município. O representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Breno Nolasco, felicitou os Poderes Executivo e Legislativo, além do Secretário Valter Matos e a Coordenadora Lidiana, pelo trabalho desenvolvido em relação àquela Unidade. Segundo ele, é preciso continuar a buscar melhorias para o município e pediu a união de todos para difundir a atuação da UAITEC, instituição capaz de transformar a realidade, apesar das dificuldades enfrentadas. Finalizando os pronunciamentos, discursou o prefeito José Roberto, que acabara de chegar da capital mineira. O Chefe do Executivo agradeceu a presença de todos, enfatizou a importância de mais esta conquista de Leopoldina, enaltecendo o importante papel do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, para que o município fosse contemplado com a UAITEC. Encerrando sua mensagem, José Roberto anunciou que acabara de ter a confirmação, em Belo Horizonte, da vinda para Leopoldina do Banco Mercantil do Brasil, que após uma pesquisa feita na região, escolheu a cidade para se instalar. 

O homenageado

O engenheiro civil Mário Rubens Antunes Faria, homenageado com seu nome na placa inaugural, comentou a distinção: "Eu fiquei muito emocionado, muito contente pelo reconhecimento do meu nome para ser homenageado na UAITEC, uma Universidade aberta, integrada, do Estado de Minas Gerais. Também como professor eu vejo como algo de muita utilidade para que não só os nossos alunos mas a juventude de Leopoldina venha a se aperfeiçoar. Essa obra do governo José Roberto vem ao encontro da juventude de Leopoldina e da região para enfrentar essa crise que só com o conhecimento nós poderemos vencê-la", afirmou.

Rede UAITEC

A Rede UAITEC é um programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que visa oferecer, de forma gratuita, qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de postos de Educação a Distância. O programa visa ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para qualificação e requalificação da mão de obra e para formação profissional.

Visão

A Rede UAITEC tem como foco ampliar as oportunidades de formação e capacitação profissional, e foi concebida para oferecer cursos de Graduação, Tecnológicos, Extensão Universitária, Pós-Graduação, Cursos de idiomas e Cursos livres. Prestar serviços à comunidade para atender as demandas locais por meio de parcerias com outras instituições públicas.

 Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. Fotos: Kalon Moraes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »