01/01/2016 às 16h50min - Atualizada em 01/01/2016 às 16h50min

Leopoldina vai formalizar filiação ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras

Integram o Circuito os municípios de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Eusébia, Itamarati de Minas, Laranjal e Leopoldina.

Luiz Otávio Meneghite
Cachoeira Poeira D'água
Uma Lei aprovada pela Câmara Municipal no dia 22 de  dezembro de 2015, autorizou o Município de Leopoldina a filiar-se à Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, firmando convênio de cooperação técnica e financeira, objetivando a realizações de ações de desenvolvimento do turismo no Município em integração com a microrregião formada pelos municípios da Zona da Mata de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Eusébia, Itamarati de Minas, Laranjal e Leopoldina.

Com a aprovação do projeto de lei enviado à Câmara pelo Poder Executivo, o Município de Leopoldina vai poder assinar convênio com a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras e então poderá ter representante indicado pelo prefeito José Roberto de Oliveira,  para participar das assembléias dos Municípios do Circuito Turístico.

A Lei aprovada pela Câmara, depois de sancionada pelo prefeito no dia 23 de dezembro de 2015, ganhou o número 4.297, publicada na edição nº 1654, de 30 de dezembro de 2015, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros com as assinaturas da secretária municipal de Cultura, Jussara de Almeida Thomaz e do prefeito José Roberto de Oliveira.

O texto legal autoriza o Poder Executivo Municipal a contribuir mensalmente com o valor de previsto no Estatuto Social da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, que por sua vez encaminhará à Prefeitura de Leopoldina,  cópia de seus balancetes e relatórios de suas atividades, assim como os demais documentos previstos em Lei, sob pena de suspensão dos repasses mensais de recursos e rescisão do convênio.

 O Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras

Localizado na Zona da Mata, esse Circuito é compreendido pelas cidades de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Eusébia, Itamarati de Minas, Laranjal e Leopoldina.

Rodeados pelas serras de Minas, os municípios desse circuito apresentam ricos acervos de arte, reúnem diversas belezas naturais e várias opções de passeios por antigas fazendas onde se encontram bonitas cachoeiras e os tradicionais alambiques. Além disso, o visitante pode experimentar o sabor especial da cozinha típica mineira.

No século 19, a Zona da Mata foi uma importante região para a economia do Império, revelando-se uma próspera área de cafeicultura. A memória deste período está nas muitas fazendas e no grande número de bens existente como móveis como louças, mobílias e outros.

No século 18, começaram as primeiras tentativas de povoamento do vale do Rio Pomba que acabaram por provocar uma bárbara matança dos índios Coroados, Coropós e Puris. Foram lutas que duraram décadas. No século 19, o francês Guido Tomás Marlière foi nomeado Diretor-Geral dos índios e coronel-comandante das divisões militares do Rio Doce. Só após um árduo trabalho  de pacificação e catequização na região é que os ânimos entre colonizadores e índios foram acalmados.

No século 19, a busca de novas terras para sesmarias por aventureiros era grande. Depois, foram surgindo pousos de tropeiros que faziam o comércio pelos sertões dos rios Pomba, Novo, Pirapetinga e Pardo. Desses fatos, tem-se a origem das cidades do circuito.

Hoje, a região é rica na criação de gado e na produção de arroz e cereais. As exposições agropecuárias e industriais, com shows e rodeios, são eventos que ali acontecem durante todo o ano, atraindo inúmeros visitantes. Belas cachoeiras, como a da Poeira D'Água, em Leopoldina, são atrativos que tornam o verão sempre mais agradável na região, onde é possível praticar, também, diferentes esportes como pára-quedismo, vôo livre, motocross, canoagem, trekking e cross por trilhas fantásticas, sempre ladeadas de muito verde.

Além da natureza exuberante, as cidades possuem importantes atrativos culturais. Leopoldina, por exemplo, abriga o Museu da Eletricidade - primeiro museu vivo da eletricidade do país, onde estão guardados equipamentos e ferramentas que datam da construção da Usina Maurício, em 1908 - e o “Espaço dos Anjos”, um centro cultural que guarda os restos mortais de Augusto dos Anjos  assim como objetos e documentos que preservam a memória do “poeta da morte”. A Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho, o mais ativo centro de cultura da cidade. Leopoldina está ultimando preparativos para inaugurar e colocar em funcionamento o Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, no prédio do antigo  Fórum de Comarca de Leopoldina.O majestoso prédio onde coabitam a Escola Estadual Professor Botelho Reis e o Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, é único prédio local tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.

O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras tem sua sede na avenida Astolfo Dutra nº 22, no centro de Cataguases com o e-mail  [email protected]

Fontes de informação: Câmara Municipal de Leopoldina, Diário Oficial dos Municípios Mineiros, Portal da Prefeitura de Leopoldina e Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras.
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »