16/01/2016 às 20h02min - Atualizada em 16/01/2016 às 20h02min

Chuva deixa estragos e pelo menos 250 desalojados no Sul de Minas

Renato Fonseca - Hoje em Dia
Duas barragens em Lambari romperam causando inundação no centro da cidade.(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Alerta no Sul de Minas. Pelo menos 250 pessoas de três municípios da região estão desalojadas após forte chuva na madrugada deste sábado (16). Ocorrências de inundações foram atendidas pelo 3° Pelotão do Corpo de Bombeiros, de São Lourenço, nas cidades de Itamonte e Itanhandu e no distrito Capivari, em Pouso Alto. Também há registros em Varginha, Lambari, Monte Verde e Camanducaia.

O índice de chuva na região já ultrapassa 150 milímetros. Os rios Capivari e Verde transbordaram e algumas pessoas chegaram a ficar ilhadas. Casas foram atingidas e há registro de deslizamentos.

Lambari ficou debaixo d'água. Duas barragens se romperam e o Centro da cidade ficou completamente alagado, conforme o Corpo de Bombeiros. Ainda não há detalhes sobre as estruturas danificadas. Casas foram invadidas, houve deslizamentos, muitos estragos e transtorno para a população. Os prejuízos ainda estão sendo calculados.


Em Itamonte, quatro bairros ficaram inundados. Segundo os Bombeiros, 14 moradores estão desabrigados e, aproximadamente, 200 desalojados. O número de casas atingidas chega a 50. A corporação registrou dez quedas de barreiras. O nível do rio subiu cerca de seis metros.

 

A enchente também prejudica o tráfego de veículos. A BR-345 está totalmente interditada, próximo ao km 754. Motoristas que passam pelo local devem ficar atentos ao desvio. É necessário passar por Itanhandu, Passa Quatro e Cruzeiro.

 

Segundo o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, Odair Diniz Campos a situação é "muito grave". "Acabou com a nossa cidade", disse. Conforme ele, a enchente atingiu praticamente todo o municípío. O prejuizo é maior no bairro residencial Morada do Bosque. "Todas os imóveis foram tomados pela água", acrescenta.

Em Itanhandu, foram três bairros inundados e 50 pessoas desalojadas. Pelo menos 20 residências inundadas pelas precipitações. Lá, o nível do rio subiu três metros.

Já no distrito de Capivari, são dez moradias danificadas. A Polícia Militar faz um monitoramento em Carmo de Minas e, conforme os Bombeiros, já há relatos residências atingidas. Serão deslocadas outras guarnições para o local. A Defesa Civil dos municípios também auxilia na retirada de pessoas

 

 

 

 

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »