21/01/2016 às 17h02min - Atualizada em 21/01/2016 às 17h02min

Aurora Têxtil encerra atividades e aumenta número de desempregados em Leopoldina

Presidente do Sindicato diz que demissões foram iniciadas em janeiro de 2015

Luiz Otávio Meneghite
A Aurora Têxtil Ltda, uma das mais antigas indústrias de produção de fios, malhas e confecções de Leopoldina, em operação desde agosto de 1997, na altura do KM 09, da Rodovia Ormeo Junqueira Botelho, no entroncamento da estrada para Piacatuba, acaba de encerrar suas atividades demitindo dezenas de funcionários. O número de demitidos não foi informado, mas uma fonte do jornal Leopoldinense apurou que a empresa trabalhava em turno integral de 24 horas/dia a chegou a ter cerca de 300 funcionários de Cataguases e Leopoldina, sendo a maioria de Leopoldina.

O motivo alegado pela diretoria é o cenário de retração da atividade industrial, que vem de longa data, e a competitividade com o mercado chinês.
Eis o conteúdo do comunicado enviado à redação do jornal Leopoldinense pela direção da empresa na tarde desta quinta-feira, 21 de janeiro:

“Diante das dificuldades em que se encontra a economia nacional, do cenário de retração da atividade industrial que vem de longa data e diante da competitividade com o mercado chinês, a empresa Aurora Têxtil Ltda., foi afetada sobremaneira e ao longo do ano de 2015 tivemos inclusive de reduzir nossa produção na tentativa de reduzir custos e equalizar as contas, porém, mesmo com todos os esforços, ainda não foram suficientes e lamentavelmente o negócio Aurora Têxtil tornou-se inviável e nos vemos obrigados a encerrar as atividades. Assim sendo, tomamos uma posição corajosa, porém dolorosa”, encerra o comunicado.
 
Ocupando uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados a Autora Textil Ltda possui em seu parque industrial, modernos equipamentos de fiação e tecelagem. Segundo seu site, a empresa sempre procurou a inovação tecnológica e o crescimento constante da qualidade de seus produtos, treinando e reciclando constantemente os seus colaboradores. Em seu portal na internet ela se propõe a ser uma empresa de destaque no mercado nacional, produzindo com excelência fios, malhas e confeccionados. Atuando de forma compromissada, transparente, socialmente engajada e ambientalmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona: acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade com a visão de se tornar uma empresa totalmente verticalizada no segmento de malharia, passando por todas as etapas da fabricação do fio até a confecção.

Presidente do Sindicato diz que demissões foram iniciadas em janeiro de 2015

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Leopoldina, José Nilson de Souza Almeida, lamenta o encerramento das atividades da empresa Aurora Têxtil Ltda. Segundo ele, “em janeiro de 2015 começaram algumas demissões chegando a dezembro somando 92 baixas e agora em janeiro de 2016 serão demitidos mais de 130 funcionários. Fizemos um acordo coletivo de trabalho bem abaixo do índice que era de 10,33% para tentar manter os empregos ativos e os empregados de Aurora Têxtil Ltda. deram sua contribuição. Dados de 2013 mostram que o PIA (Pessoas com Idade Ativa) era de 156 milhões, desses 96 milhões ocupados, e esse número a cada ano está caindo, agora atingindo também nossa cidade e nossos companheiros. Nosso sindicato está acompanhando as demissões e orientando e sanando as dúvidas de nossos associados, esperamos que em breve sejam abertos novos campos de trabalho e que possamos unir novamente o capital e o emprego, contudo,  algumas medidas governamentais devem se tomadas para que nossa região volte a ser produtiva”, disse o líder sindical.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »